AS PINCELADAS GROTESCAS DE SALVADOR DALÍ.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
AS PINCELADAS GROTESCAS DE SALVADOR DALÍ.
Autores
  • talita garcez guimarães
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29128-AS-PINCELADAS-GROTESCAS-DE-SALVADOR-DALI
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Surrealismo, grotesco, Salvador Dalí.
Resumo
INTRODUÇÃO: Este trabalho pretende contribuir com o estudo do grotesco e do surrealismo e perceber conexões entre eles. Há relevância deste assunto para o campo da comunicação, já que nós publicitários nos alimentamos de referências culturais para desenvolver nossas campanhas. Compreender as características do grotesco e do surrealismo é entender mais sobre estética, cômico e outros elementos dizem muito sobre determinada sociedade. OBJETIVO: analisar as relações existentes entre o grotesco e o surrealismo na obra de Salvador Dalí. O corpus é a pintura “Pão Antropomórfico” ou “Pão Catalão”. METODOLOGIA: componente teórica sobre o grotesco e o surrealismo para em seguida promover uma articulação entre estes termos e o pintor espanhol. Para além da revisão bibliográfica, haverá uma pesquisa documental a partir da leitura do quadro citado identificando as características relacionadas ao grotesco e ao surrealismo. DESENVOLVIMENTO: O quadro mostra um pão que remete a um aspecto marcadamente fálico e também escatológico. O pão (este nos é lembrado pelo título, pois se não houvesse provavelmente não seria a primeira coisa que nos viria à mente) está parcialmente coberto por um pano (ou por uma espécie de camisinha se pensarmos que o pão é um falo). Por cima deste corpo rígido, que ora vemos um pão, ora vemos um falo, ora vemos um excremento, vemos um relógio mole, derretendo-se - elemento recorrente nas obras do catalão. Também há na cena uma espécie de linha, fio que auxilia o objeto fálico a ficar ereto e, em cima dele, há um tinteiro com uma caneta de pena. Não há um ser vivo presente, nem mesmo os bichos que o pintor costuma colocar em outros de seus quadros - formigas, gafanhotos…Em contrapartida, alguns temas que ele costuma usar estão presentes aqui: erotismo, passagem do tempo, delírio comestível, dualidade mole e duro, putrefação, biológico, angústia da morte. A obra também parece tratar de outras dualidades além do mole e duro, podemos perceber o desejo e a repulsa; o relevado e o escondido (parte debaixo do pano); a morte e o recomeço (tinteiro como representação da escrita, do início). O grotesco consegue reunir coisas que a priori se excluem, viola padrões lógicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tanto o surrealismo como o grotesco é uma espécie de violação da lógica. No quadro analisado percebe-se esta quebra na medida em que um pão é exposto como um excremento e/ou um falo. É da ordem do impensável um pão (?) assim tão indigesto, ao mesmo tempo em que aguça o apetite e o desejo provoca a repulsa e a ojeriza. Aqui há o rompimento com a simetria, harmonia, regras. É olhar para a obra e sentir um estranhamento, pois não costumamos associar um pão a um excremento e/ou falo (já no campo onírico tudo é permitido sem restrições, sem ter que pertencer à lógica). Este estranhamento também se dá porque o falo, o excremento é deslocado do seu local habitual, pode-se dizer que não se encontram no seu contexto e assim, do modo como exposto, tornam a cena surrealista. Para além do pão (?) em si, o relógio escorrendo, derretendo por cima dele, como se o tempo o ameaçasse, também não é algo comum. O surrealismo pretendia expressar o que se passava no inconsciente, sem censura, repressão. Assim como o grotesco, há a apologia à liberdade, a libertação total em favor da criatividade. Esta é uma obra desconcertante, algumas pessoas podem vê-la como angustiante, pesada, mórbida enquanto outras podem ver aqui um tom cômico. Pode assim despertar, entre outros sentimentos, a repulsa e/o fascínio. Esta pesquisa não conseguiu apreender tudo sobre Dalí, mas pretende dar sua contribuição para amplificar discussões. Os desdobramentos do estudo podem ser muitos, como por exemplo, analisar de que forma estão presentes na publicidade o grotesco e o surrealismo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

GUIMARÃES, talita garcez. AS PINCELADAS GROTESCAS DE SALVADOR DALÍ... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29128-AS-PINCELADAS-GROTESCAS-DE-SALVADOR-DALI. Acesso em: 19/04/2024

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