MARKETING APLICADO NA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO COMO FORMA DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS E UPGRADE NA DEMANDA DE HOSPEDAGEM

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
MARKETING APLICADO NA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO COMO FORMA DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS E UPGRADE NA DEMANDA DE HOSPEDAGEM
Autores
  • Eduardo Andrade de Sousa
  • Kleison de Paiva Freitas
  • DANIELA GALENO HARTMANN
  • Débora da Silva Coelho
  • GLEYSON MENDES ALVES MARTINS
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Marketing
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29082-MARKETING-APLICADO-NA-EMPRESA-DO-RAMO-HOTELEIRO-COMO-FORMA-DE-EXPANSAO-DOS-SERVICOS-E-UPGRADE-NA-DEMANDA-DE-HOSPED
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Marketing, Facebook, Adwords, Digital
Resumo
O marketing vem sendo um modelo transformador no contexto das organizações, rompendo os paradigmas dos modelos tradicionais de administração que focavam apenas os trabalhos internos e passa a valorizar o seu cliente e sua imagem como instrumento base para construção do sucesso organizacional (CAMBOTTA, 2011). Foi identificado que a empresa estudada não usufrui dos seus meios possíveis para divulgação da mesma. Assim foi questionado “A falta de marketing ou pouco uso dele em uma empresa hoteleira pode influenciar diretamente na demanda de hospedagem dessa empresa?”. Com isso, o objetivo geral deste estudo é propor a criação de um sistema de marketing digital. O estudo desenvolveu-se em uma empresa do ramo hoteleiro, Hotel Scala Residenza, localizada no município de Fortaleza, CE, através de uma pesquisa exploratória, analisando as atividades realizadas, os ramos no qual o corpo de colaborador atua, onde o mesmo é constituído pro 11 membros, dentre eles distribuídos entre departamentos como: departamento de reservas, departamento financeiro, departamento de governança, restaurante, departamento de manutenção e diretoria quais as atividades realizadas ao longo do dia e qual os membros utilizados na operação das mesmas. Buscou-se para entendimento e mediação do problema e estudo da temática exploratória o uso de referências bibliográficas com base aos problemas inseridos na inércia dos casos, disponibilizados em livros, artigos científicos, portais online e dispostos para consultas na internet, como base documental á esses temas elucidados no desenvolvimento da consultoria realizada. Para a observação de todos esses pontos de enfoques da organização, foram realizadas visitas ao campo de atuação dos serviços realizados, seguindo em primeira estância para o mapeamento da proposta de análise, conhecimento da organização, sua história, valores, metas, missão a ser realizada e como a mesma está situada no mercado atualmente. A segunda respectivamente deu-se de conotação direta aos problemas e empecilhos decorrente das necessidades de melhorias para melhor funcionamento e ordem. Resultado de todo esse processo exploratório e analítico, conclui-se que uma solução viável aos problemas elucidados seria uma proposta de melhoria que envolvesse todos esses aspectos, como a implantação do sistema de Adwords e inclusão da empresa na rede social Facebook. Assim, um marketing voltado para a grande massa de pessoas que usam a internet diariamente e com baixo custo relativo é de extrema importância para a subsistência da empresa no ramo. Conforme (Kotler, 2006) a internet é um grande aliado para a empresa se auto divulgar através da internet, as empresas podem aplicar o marketing em anúncios de eventos, promoções e sorteios, assim adquirindo uma grande demanda de clientes. Ainda segundo o autor, os anunciantes buscam mídias espontâneas como, por exemplo, em blogs, redes sociais utilizando como resultado as ações de marketing. Assim a empresa pode implantar promoções ou sorteios nas redes sociais, sobre as quais a empresa já tem, porém não as utiliza para sua divulgação com eficácia. Nesse contexto também pode ser feita uma Fanpage para o Hotel que irá ficar interligada ao seu Facebook, assim aumentando as suas formas de divulgação. Outra proposta seria, de acordo com o site http://mentalidadeempreendedora.com.br, acessado dia 01/04/2016, usar uma das principais formas de marketing, que são os Adwords ou Remarketing. Os adwords trabalham como forma de propaganda levando ao publico alvo, promoções ou algo que a empresa deseje usar para atrair o publico alvo. Assim conclui-se que o problema estudado da empresa Hotel Scala Residenza, que e era a falta ou pouco uso do marketing digital, foi proposta uma solução com sucesso, explorando possibilidades, antes não exploradas, atingindo o objetivo traçado com um plano de estratégias eficientes e com baixo custo relativo.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SOUSA, Eduardo Andrade de et al.. MARKETING APLICADO NA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO COMO FORMA DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS E UPGRADE NA DEMANDA DE HOSPEDAGEM.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29082-MARKETING-APLICADO-NA-EMPRESA-DO-RAMO-HOTELEIRO-COMO-FORMA-DE-EXPANSAO-DOS-SERVICOS-E-UPGRADE-NA-DEMANDA-DE-HOSPED. Acesso em: 23/04/2024

Even3 Publicacoes