PESQUISA E PROCESSO METODOLÓGICO DE DESIGN DA CERVEJA "GATO VELHO"

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
PESQUISA E PROCESSO METODOLÓGICO DE DESIGN DA CERVEJA "GATO VELHO"
Autores
  • Brenda Stefany Feitosa do Vale
  • Elisafan Furtado Spinosa
  • Ranielder Fábio de Freitas
  • Francisco Matheus Almeida
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Design
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29072-PESQUISA-E-PROCESSO-METODOLOGICO-DE-DESIGN-DA-CERVEJA-GATO-VELHO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
redesign, metodologia, pesquisa
Resumo
O objetivo do estudo baseia-se na criação de rótulos para a marca de cerveja artesanal batizada de “Gato Velho". Para este fim, foi realizado uma pesquisa de briefing com o cliente na etapa inicial do processo de design, para que as características destacáveis de sua marca e os valores de seu produto pudessem ser evidenciados. Baseando-se nisso, buscamos referências pautadas no estilo vintage e boêmio, pois tratava-se de um produto fabricado artesanalmente, esse que é preferencialmente destinado à um público mais alternativo - mestres cervejeiros e apreciadores da bebida em suas diferentes formulações. Ressalta-se ainda que, dentre os métodos de estudo, foram priorizados os voltados para a seleção de palavras chaves, como brainstormings, mapas mentais e painéis semânticos para que possibilitar a identificação os elementos essenciais para compor a identidade visual dos rótulos do produto. O projeto requereu a presença de tipografia própria, desenvolvida especialmente para a marca, de modo que a mesma traduzisse o estilo boêmio e vintage que o cliente almejava. O desenvolvimento da tagline (slogan) "Liberdade puro malte", evidencia a essência voltada para a perspectiva de um espírito livre, destacando a personalidade da marca para o mercado consumidor. Ademais, um dos pontos de destaque do projeto foi a utilização da figura felina, cujo objetivo tinha representar uma persona sábia e malandra, que  também pode ser associada ao homem nômade moderno. A presença deste teve como um de seus intuitos de desconstruir a imagem negativa do termo regional “Gato Velho”. Conclui­se que, sob essa óptica, foi possível elaborar uma leitura na íntegra dos aspectos visuais e simbólicos apresentados no projeto final, bem como a utilização da figura do gato presente nos três rótulos, três tipos de paletas de cores, traços finos e pautados no estilo boêmio francês do século XVII, porém, utilizando­se uma releitura moderna e requintada, sempre considerando a participação do cliente no processo de design, que neste caso, também era o consumidor final do produto.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VALE, Brenda Stefany Feitosa do et al.. PESQUISA E PROCESSO METODOLÓGICO DE DESIGN DA CERVEJA "GATO VELHO".. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29072-PESQUISA-E-PROCESSO-METODOLOGICO-DE-DESIGN-DA-CERVEJA-GATO-VELHO. Acesso em: 27/04/2024

Even3 Publicacoes