O IMPACTO QUE A FALTA DE UM PLANO DE MARKETING OCASIONA NO PROCESSO GERENCIAL DE UMA LOJA DE SUPORTE ELETRÔNICO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
O IMPACTO QUE A FALTA DE UM PLANO DE MARKETING OCASIONA NO PROCESSO GERENCIAL DE UMA LOJA DE SUPORTE ELETRÔNICO
Autores
  • RONARIA DA SILVA ROQUE
  • Amanda Santana da Silva
  • ANTONIA HERMONICA ALVES DA SILVA
  • evilane costa de almeida
  • Kleison de Paiva Freitas
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Processos Gerenciais
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29052-O-IMPACTO-QUE-A-FALTA-DE-UM-PLANO-DE-MARKETING-OCASIONA-NO-PROCESSO-GERENCIAL-DE-UMA-LOJA-DE-SUPORTE-ELETRONICO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Marketing Digital, Marketing Relacional, Plano de marketing
Resumo
Ter a sua marca fixada na memória das pessoas é o que toda empresa deseja, e isso se deve através do marketing “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. A partir do conceito básico percebe-se que o marketing trabalha em prol da satisfação das necessidades das pessoas, e, por conseguinte da sociedade, através de estratégias, técnicas e práticas que agregam maior valor de importância aos determinados serviços ou produtos oferecidos. Nesse sentido, entre os problemas analisados, o mais observado na estrutura da empresa foi a falta de um plano de marketing. Com isso questiona-se “a falta de um plano de marketing ocasiona a baixa demanda de clientes em busca dos serviços prestados pela empresa?”. Com base na problemática evidenciada, o objetivo geral deste estudo é propor a criação de um plano de marketing eficaz e diferenciado em uma loja matriz suporte eletrônico, situado no Shopping Avenida, em Fortaleza/CE. A metodologia do estudo desenvolveu-se em uma loja de suporte eletrônico localizada no município de Fortaleza, CE, através de uma pesquisa exploratória. De acordo com o estudo apresentado a empresa Tecno não possui um plano de marketing e isso tem resultado em uma queda na demanda de serviços, pois a empresa não é divulgada e dessa forma não é possível conquistar potenciais clientes e nem manter os já conquistados. Para isso, é necessário que o mesmo seja amigável com seu público, sendo organizado e com informações claras e objetivas, não permitindo que o cliente se confunda gerando uma maior satisfação. O mesmo ainda deve possibilitar um formulário de contato, telefones, lista de produtos e serviços e que ainda utiliza recursos modernos para ‘causar uma boa primeira impressão’, fornecendo o devido valor ao cliente por meio de formulários de pesquisa para qualidade de atendimento e serviços, onde poderá ser expressa as críticas e sugestões dos mesmos. Os gastos para sua manutenção incluem um pequeno grupo de pessoas que fiquem a mercê para atender e responder as dúvidas deixadas no site e organiza-las, verificando o que pode ser de relevância para a empresa. Além de sempre atualizar as novas ofertas de produtos e serviços que estarão disponíveis para os consumidores através do próprio site e das redes sociais. Isso possibilitaria alcançar novas metas, potenciais clientes e melhores oportunidades no mercado de suporte eletrônico. A revolução informacional trouxe consigo um novo mundo, que deve ser explorado a fundo pelas empresas que desejam sobreviver a nova economia. Pois com a transformação do mundo digital foi gerado um leque gigantesco de oportunidades para as organizações, que antes viam a Internet apenas como um simples canal de vendas ou de publicidade. Mas com a evolução da mesma surgiu a necessidade de fornecer valor ao cliente. Com essa necessidade, vieram novas formas de marketing para adequar-se as novas capacidades dos consumidores. Empresas com um bom marketing digital e relacional tem maior chance de manter-se e se desenvolver no mercado atual. A partir desse fundamento, através de uma consultoria desenvolvida na loja de suporte eletrônico Tecno, o problema de maior relevância foi a falta de um plano de marketing. Com base na dificuldade encontrada, o objetivo geral desse estudo é propor a criação de um plano de marketing diferenciado e eficaz que ajude nos resultados buscados pela empresa, é um aumento na demanda, por meio da criação de um site que permita uma maior promoção da loja em questão, além de prover um meio para os clientes obterem informações sobre a loja e os serviços que são oferecidos. Criando também um plano de relacionamento entre os consumidores e a empresa, onde haverá a disponibilidade de criticar e opinar sobre o serviço prestado.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ROQUE, RONARIA DA SILVA et al.. O IMPACTO QUE A FALTA DE UM PLANO DE MARKETING OCASIONA NO PROCESSO GERENCIAL DE UMA LOJA DE SUPORTE ELETRÔNICO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29052-O-IMPACTO-QUE-A-FALTA-DE-UM-PLANO-DE-MARKETING-OCASIONA-NO-PROCESSO-GERENCIAL-DE-UMA-LOJA-DE-SUPORTE-ELETRONICO. Acesso em: 16/04/2024

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