O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR “INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA” NAS FACULDADES DE DIREITO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR “INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA” NAS FACULDADES DE DIREITO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
Autores
  • Gilson José Julião
  • Andresa Larissa Silva Vasconcelos
  • Fernando da Silva Cardoso
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Direito
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29047-O-ENSINO-DO-COMPONENTE-CURRICULAR-INFANCIA-E-ADOLESCENCIA-NAS-FACULDADES-DE-DIREITO-DO-AGRESTE-DE-PERNAMBUCO
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Ensino jurídico, Infância, Adolescência.
Resumo
O presente trabalho está ligado aos estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Direitos Humanos (GEPIDH-UNIFAVIP). O Direito historicamente teve suas preocupações voltadas para às questões patrimoniais. Atualmente, em tese, o ensino desta Ciência passa requerer maior preocupação com a instrumentalização de componentes curriculares que tenham, cada vez mais, os grupos vulneráveis/minoritários como cerne das discussões/formação. Neste trabalho, temos como objetivo discutir sobre a presença de componentes curriculares que versem sobre o campo da “infância e da adolescência”, ou seja, que tratem sobre a formação discente a respeito do Estatuto da Criança do Adolescente. Por ser uma pesquisa inicial, de caráter exploratório e documental, apresentamos aqui a análise parcial das grades curriculares dos cursos de Direito do Agreste Pernambucano, buscando perceber como o ensino jurídico nessa região tem tematizado – ou não – esse componente curricular. Assim como inúmeras outras legislações no Brasil, o fato é que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é pouco conhecido e debatido enquanto disciplinar nas formações jurídicas e tem sido relegado a esporádicas discussões. Primeiramente, constatamos que, apesar da evolução e da presença de disciplinas ligadas aos direitos humanos, questões afetas a grupos minoritários, como no caso da infância e da adolescência, são pouco discutidas ou mesmo não são trazidas nos ementários analisados. Percebe-se a falta de prioridade destinada aos direitos de crianças e adolescentes, embora o artigo 227 da Constituição Federal considere-as como prioridade absoluta. Ainda, constatamos que a situação é bastante complexa e preocupante no âmbito acadêmico dos cursos de Direito, no qual deveria ser tema largamente discutido e pensado, pelo fato de ser uma formação que lida cotidianamente com esse campo, nos cursos analisados isso não tem sido um fator presente. Nas três faculdades do Agrestede Pernambuco onde é disponibilizada a graduação na área do Direito, não constatamos a presença desse componente como disciplina obrigatória, em duas delas sequer existe esse componente na grade curricular, ou outra disciplina que trate, especificamente, da legislação sobre infância e adolescência. Em uma delas há a oferta como disciplina eletiva, as quais sabemos que quase nunca são elegidas para serem ofertadas. Percebe-se que o ensino jurídico no Agreste de Pernambuco é pouco preocupado com esse campo, devido à falta de conhecimento da maioria da população e, principalmente, dos futuros e atuais operadores do Direito. Sobre os campos da infância e da adolescência, certamente, teremos um problema que se refletirá na busca pela efetivação e proteção desses grupos, que apesar de reconhecidos pelo ordenamento jurídico são vulnerabilizados na formação jurídica. Entendemos, até o presente momento da pesquisa, que possíveis violações aos direitos de crianças e adolescentes, no Agreste de Pernambuco, poderão manter relação direta com a falta de prioridade no trato desse tema na formação jurídica local. É notória a falha das instituições que deveriam promover o conhecimento desses direitos para discentes e sociedade, porém, pouco se preocupam com as questões sociais que deveriam ser o centro do ensino jurídico.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JULIÃO, Gilson José; VASCONCELOS, Andresa Larissa Silva; CARDOSO, Fernando da Silva. O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR “INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA” NAS FACULDADES DE DIREITO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29047-O-ENSINO-DO-COMPONENTE-CURRICULAR-INFANCIA-E-ADOLESCENCIA-NAS-FACULDADES-DE-DIREITO-DO-AGRESTE-DE-PERNAMBUCO. Acesso em: 20/04/2024

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