BULLYING, EM UM DIÁLOGO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
BULLYING, EM UM DIÁLOGO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS.
Autores
  • JOSÉ RAFAEL DE ASSUNÇÃO PEREIRA
  • Ricardo Alexandre Torres Costa
  • Larissa Cristina Nunes Nascimento Alves
  • Julliany Valério da Silva Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29034-BULLYING-EM-UM-DIALOGO-COM-ALUNOS-DA-REDE-PUBLICA-DE-ENSINO--PROBLEMATIZACOES-SOBRE-O-SERIADO-TODO-MUNDO-ODEIA-O-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Bullying; escola; reflexão; mídia.
Resumo
O presente trabalho vivenciado apresentou as temáticas sociais do seriado “Todo mundo odeia o Cris”, relacionando-as com o âmbito escolar, a partir do relato de experiência, vivenciado pelos alunos, mediante o Projeto Extensionista Acadêmico Escola legal. Consideraram-se as contribuições de Grizante (2011) para abordar o bullying relacionado ao preconceito racial e as idéias de Fante (2005) para refletir as implicações psicossociais do bullying. A prática extensionista, foi realizada por alunos do curso de Psicologia da Unifavip/DeVry, na rede pública em uma escola de ensino regular, do município de Caruaru-PE. Mediante uma observação coletiva, como propôs Lakatos e Marconi (2003), foi identificado contextos de bullying, violência escolar e preconceito. Perante a observação, optou-se em realizar atividades extensionistas de prevenção e enfrentamento ao bullying na escola, através de um diálogo informativo sobre sua definição, características, categorias e conseqüências. A prática desenvolvida nas turmas do Ensino Médio consistiu numa dinâmica que evidenciou a temática do bullying, com o seriado Todo Mundo Odeia o Chris, onde foi apresentado, um varal com as fotos dos personagens. Assim, construiu-se um diálogo com os alunos, discutindo-se sobre a definição, do termo bullying, e dos papéis representados pelos personagens: Chris, Greg, Caruzo, e um grupo de alunos do Colégio, onde eles estudam. Visualizando os estereótipos raciais observados no seriado, obtiveram-se correlações e categorizações, feitas pelos alunos, da ficção que eles já assistiram, com a vida real. A atividade de extensão proporcionou a troca de opiniões entre os voluntários do projeto e os alunos, onde houve a disseminação de informações, esclarecimentos, e reflexões acerca do bullying, em suas implicações psicossociais para aqueles que estão envolvidos. Para isso foi identificado, juntamente com os alunos, que existem três tipos de personagens envolvidos no bullying, o agressor, a vítima, e os espectadores, considerando a possibilidade de existir uma inversão de papéis, conforme a situação vivida, ou conflito entre as partes envolvidas. Assim, considera-se que atividade envolvendo a discussão do bullying através do personagem Chris Rock, contribuiu para que os alunos refletissem sobre temas sociais presentes no cenário escolar, como também, estimulou o compromisso de uma humanização e cidadania, que vá além da vivência na escola. E, para os acadêmicos, a prática extensionista realizada, contribuiu, para que os objetivos do projeto fossem vivenciados e contribuíssem para o conhecimento e aperfeiçoamento na esfera acadêmica.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PEREIRA, JOSÉ RAFAEL DE ASSUNÇÃO et al.. BULLYING, EM UM DIÁLOGO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29034-BULLYING-EM-UM-DIALOGO-COM-ALUNOS-DA-REDE-PUBLICA-DE-ENSINO--PROBLEMATIZACOES-SOBRE-O-SERIADO-TODO-MUNDO-ODEIA-O-. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes