RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO QUILOMBOLAS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Paralela)
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO QUILOMBOLAS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Autores
  • Nathalia Mascarenhas Menezes
  • Lisimara Nascimento da Cruz
  • Vívian Carla da Silva Carvalho
  • Moara Teixeira Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/29008-RELATO-DE-EXPERIENCIA--PROJETO-QUILOMBOLAS-E-A-EDUCACAO-EM-SAUDE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Quilombolas, promoção, saúde, educação
Resumo
Introdução: Os territórios quilombolas foram reconhecidos no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988, o que lhes deu direitos territoriais, mas muitos ainda não são inseridos de forma efetiva na sociedade. Ampliar a discussão do direito à saúde, que consta na Constituição Federal e nos princípios do Sistema Único de Saúde, principalmente o de universalidade, é extremamente necessário na atualidade (FREITAS et al., 2011). Sendo assim, a Faculdade Ruy Barbosa deu início ao projeto de extensão Quilombolas, realizado na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, situada na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Metodologia: A metodologia utilizada é pesquisa-ação, que pode ser definida como ação e/ou resolução de problemas coletivos nos quais os pesquisadores e participantes da pesquisa estejam envolvidos (THIOLLENT, 1985). É feita a pesquisa de campo para ter conhecimento de quais as doenças prevalentes na comunidade e é realizada a educação em saúde como instrumento de orientação. Resultados e Discussão: O projeto teve início no primeiro semestre de 2015, inicialmente eram apenas alunos do curso de Enfermagem, mas a ideia é expandir para outros cursos como Nutrição e Farmácia, para que a assistência prestada tenha um caráter multidisciplinar. Durantes as primeiras visitas, foram constatados como doenças prevalentes a hipertensão e diabetes, além da falta de informação que muitos tinham em relação as tais doenças, com isso nas visitas seguintes foram feitas as ações de educação em saúde, com o objetivo de promover saúde e prevenir complicações, tais ações foram realização de rodas de conversas, nas quais houve uma troca de conhecimento mútuo, entre os moradores e nós, estudantes. Conclusão: O Projeto Quilombolas ainda está em andamento, mas já podemos destacar alguns fatores determinantes de saúde presentes na comunidade, que são a precariedade do acesso aos bens e serviços públicos, nisso está incluído saneamento básico e acesso à água encanada, além de alimentação inadequada e resistência à adesão aos tratamentos convencionais, entre outros. Desta forma, afirma-se a importância de projetos voltados para a educação em saúde, sempre visando respeitar a cultura local e propondo uma reflexão sobre a importância do autocuidado e como ele contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida dessa população.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MENEZES, Nathalia Mascarenhas et al.. RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO QUILOMBOLAS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29008-RELATO-DE-EXPERIENCIA--PROJETO-QUILOMBOLAS-E-A-EDUCACAO-EM-SAUDE. Acesso em: 23/04/2024

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