A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autores
  • Gidelson Gabriel Gomes
  • Gleidson Monteiro dos Santos
  • Gésica Kelly da Silva Oliveira
  • ANA PAULA DOS SANTOS ALBUQUERQUE
  • Thaíse Torres de Albuquerque
  • Rutheale Alves Bezerra
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28981-A-INTERDISCIPLINARIDADE-NA-FORMACAO-EM-SAUDE--UMA-REVISAO-DA-LITERATURA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação em saúde, Interdisciplinaridade, Profissionais de saúde.
Resumo
INTRODUÇÃO: Como forma de compreender a complexidade dos fenômenos, de reduzir os efeitos danosos da fragmentação do saber e oferecer assistência humanizada, a interdisciplinaridade tem sido estimulada de maneira intensa tanto na área de educação na formação dos profissionais de saúde, como nas atividades do cotidiano dos serviços de saúde (GATTÁS, 2005). A interdisciplinaridade, enquanto conceito polissêmico, tem sido estudada por diversos autores, na busca da ruptura do modelo tradicional e fragmentado de ensino, com raízes no positivismo que incentiva a especialização em detrimento da integralidade da assistência (BERTI, 2007). Fazenda (2001) considera a interdisciplinaridade como uma relação de reciprocidade que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja, é a troca de uma concepção fragmentária para unitária do ser humano. OBJETIVO: O presente estudo objetivou, à luz da literatura especializada, uma reflexão sobre a interdisciplinaridade na formação em saúde. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A amostra total analisada foi composta por 25 artigos científicos disponíveis na íntegra, com versão em português e ano de publicação entre 2010 a 2015 na perspectiva de atender ao objetivo proposto. RESULTADOS: Percebeu-se que a temática interdisciplinaridade apesar de incentivada no processo de formação em saúde, ainda é pouco explorada como eixo norteador de formação para o SUS , desta forma, distanciando o perfil do egresso do preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que primam por uma formação crítico-reflexiva de maneira integrada e interdisciplinar. DISCUSSÃO: O conhecimento de outras profissões proporciona a ampliação do olhar no âmbito da saúde e, consequentemente, a construção integrada de um novo saber. Saber, por sua vez, elaborado pelo encontro das diferentes categorias profissionais. Esta integração das disciplinas/profissões só pode ser compreendida de forma mais concreta quando a teoria e a prática interdisciplinar estão vinculadas (BISPO, et al., 2014). Para que esta prática integrada aconteça, é preciso ir além do conhecimento técnico-científico. Torna-se necessária, além de uma formação acadêmica voltada à interdisciplinaridade, a capacitação dos profissionais que estão atuando no serviço e que já passaram pela academia e não tiveram esta formação ampliada de saúde. Torna-se necessária uma capacitação permanente, que integre as categorias profissionais, sem segregação, em busca da interdisciplinaridade (BISPO, et al., 2014). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pelo o exposto, o ensino em saúde no Brasil tem, entre seus principais desafios, buscar superar, conceitos vinculados apenas ao conhecimento técnico e biológico, o que favorece a evolução para uma prática interdisciplinar. Para tanto, o exercício da interdisciplinaridade possibilita a formação de profissionais que tenham possibilidades mínimas de trabalhar em equipe e criar condições para um cuidado mais holístico. É necessário transformar conceitos e práticas de saúde que orientam o processo de formação acadêmica e profissional em saúde.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

GOMES, Gidelson Gabriel et al.. A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28981-A-INTERDISCIPLINARIDADE-NA-FORMACAO-EM-SAUDE--UMA-REVISAO-DA-LITERATURA. Acesso em: 25/04/2024

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