O EMPREENDEDORISMO NA INFORMALIDADE: UM ESTUDO DO MERCADO INFORMAL EM JOÃO PESSOA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
O EMPREENDEDORISMO NA INFORMALIDADE: UM ESTUDO DO MERCADO INFORMAL EM JOÃO PESSOA
Autores
  • Williana de Souza Costa
  • Natália Cristina S M Bezerra
  • Márcia Lanyelly Santos
  • Hélder Bezerra de Araújo
  • ERISVANIA CRUZ DANTAS
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28938-O-EMPREENDEDORISMO-NA-INFORMALIDADE--UM-ESTUDO-DO-MERCADO-INFORMAL-EM-JOAO-PESSOA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Empreendedorismo. Mercado informal. Vendedores ambulantes. Inovação.
Resumo
Os vendedores de rua, conhecidos como vendedores ambulantes, estão desenvolvendo estratégias competitivas de mercado que, de certa forma, os possibilitam crescer dentro do seu mercado de atuação por práticas intuitivas e de improviso. Dentre as características desses trabalhadores destacam-se uma renda mensal baixa, a escolaridade que normalmente não ultrapassa a alfabetização, além de uma provável desilusão em relação ao retorno ou procura pelo trabalho formalizado, e outros vários motivos. Além disso, a maioria deles mora em bairros de periferia, distantes dos bairros em que trabalham; e alguns ainda residem em outras cidades. Mesmo assim, é possível ver estratégias de comercialização de seus produtos com bons resultados e que comportam elementos do mercado dito formal. Isto se associa ao empreendedorismo que para Sentanin e Barboza (2005) é uma consequência da rapidez nas mudanças tecnológicas. O mercado competidor faz com que surjam novos empresários e esses adotem métodos renovados. Atualmente, é possível conhecer a era do empreendedorismo, que conta com muita criatividade e perspicácia, buscando eliminar os obstáculos comerciais e culturais, fazendo com que diminuam as distâncias no meio globalizado, tornando renovado o conceito de economia, causando o enriquecimento no meio social. Segundo Audy e Cardoso (20--), o empreendedorismo é considerado como uma forma de proporcionar oportunidades e elevar mudanças; é uma ação transformadora. Pode-se dizer também que o empreendedorismo é o ato de criar e usar inovações de modo a produzir novas e várias oportunidades, mudando as condições de qualquer ambiente e fazendo com que seja possível empregar recursos renovados de acordo com sua disponibilidade. O que se quer dizer é que mesmo que, de certa forma, esses trabalhadores não estejam exercendo suas atividades conforme a legislação brasileira, eles podem estar adotando o empreendedorismo e podem ser considerados empreendedores, pois em sua significação o “empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa” (SIGNIFICADOS, 20--). Dessa forma, este trabalho visa identificar no mercado informal práticas empreendedoras que tragam destaque à sua atuação. Tem como objetivo geral: identificar os elementos empreendedores no mercado informal de João Pessoa. Então, trabalhará com a apresentação do mercado informal em João pessoa, identificando os principais elementos que caracterizam o empreendedorismo, almejando realizar uma associação das características empreendedoras com o mercado informal em João Pessoa/PB. Esta pesquisa tem natureza quantitativa, classificando-se como descritiva. Isto porque mostra as características dos empreendedores dentro do mercado informal. Como técnica de coleta de dados será utilizado um questionário aplicado in loco que trabalhará com análises estatísticas pelo software SPSS. Os testes estatísticos visam responder às seguintes hipóteses de pesquisa: i) o empreendedorismo está presente de maneira implícita no mercado informal; ii) o empreendedorismo está presente de maneira explícita no mercado informal; iii) o trabalhador informal desconhece seu potencial empreendedor. Utilizando-se do método dedutivo, partiremos de leis gerais para tentar compreender questões locais e pontuais. Por meio dessa pesquisa, pretende-se mostrar a importância do trabalhador informal e as características empreendedoras do seu mercado no âmbito de João pessoa para que seja possível entender um pouco mais deste meio que é muitas vezes negligenciado. Este trabalho está em andamento, etapa de coleta de dados, e, por isso, os resultados da pesquisa ainda não foram medidos.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COSTA, Williana de Souza et al.. O EMPREENDEDORISMO NA INFORMALIDADE: UM ESTUDO DO MERCADO INFORMAL EM JOÃO PESSOA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28938-O-EMPREENDEDORISMO-NA-INFORMALIDADE--UM-ESTUDO-DO-MERCADO-INFORMAL-EM-JOAO-PESSOA. Acesso em: 28/03/2024

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