DIMENSÃO SÓCIO-POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS MECÂNICOS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
DIMENSÃO SÓCIO-POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS MECÂNICOS
Autores
  • Paulo Sertek
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia Mecânica
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28914-DIMENSAO-SOCIO-POLITICA-NA-FORMACAO-DE-FUTUROS-ENGENHEIROS-MECANICOS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Palavras-chave: educação político social, responsabilidade social, função político social.
Resumo
A dimensão sócio-política vem ganhando um protagonismo dramático na vida social brasileira em virtude da premência de atitudes éticas em prol das necessidades sociais. Percebe-se que a preparação de profissionais das áreas de engenharia no âmbito da responsabilidade social e da atuação cidadã consiste em diferencial formativo chave para as Instituições de Ensino Superior – IES. Diferencial este, se avulta, em virtude da lacuna das competências formadoras do cidadão para a atuação em uma sociedade marcada por carências extremas. Este trabalho científico debruçou-se sobre a seguinte questão de pesquisa: Quais são as competências, formadas por conhecimentos, habilidades e atitudes, que, através de um processo de ensino aprendizagem vivencial (Ciclo Kolb) (Kolb 1984) e de Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1963) permitem a atuação eficaz e eficiente dos acadêmicos e futuros egressos dos cursos de engenharia mecânica para a solução de problemas sócio-políticos. Para responder esta questão de pesquisa foram focados os seguintes objetivos: 1) geral: caracterizar as lacunas de competências sócio-políticas que se verificam na atividade acadêmica de estudantes de um curso de engenharia mecânica e propor instrumentos formativos e performativos para a sua consecução; 2) específicos: a) identificar as competências atitudinais sócio-políticas a serem promovidas, de acordo com os conceitos de responsabilidade social, responsabilidade política e atuação cidadã; b) avaliar e categorizar lacunas de critério sócio-político dos estudantes do curso de engenharia mecânica por meio de estudos de caso e questionários de auto avaliação que envolvem tomada de decisão sobre questões ético-sociais; c) propor ações performativas visando a atuação individual e coletiva em busca da excelência sócio-política. O marco teórico que deu suporte à pesquisa foi: no aspecto sócio-político Sertek (2014) - Responsabilidade Social e Competência Interpessoal, no aspecto empreendedor Sertek (2007) Empreededorismo; para os aspectos administrativos foram empregados conteúdos de Sertek (2007) Administração e Planejamento Estratégico, e no que ser refere a aspectos da missão da universidade e a dimensão político social da atuação do universitário empregou-se o estudo de caso Sertek (2015) - Jorge Lacerda: uma luminosa mensagem de cultura. Quanto às dimensões do processo de ensino aprendizagem, o suporte teórico, consistiu em uma integração/interação do ciclo vivencial (Ciclo Kolb) com os conceitos da escola da Aprendizagem Significativa cuja fonte é Ausubel (1963), tendo como continuadores: Novak (1981) e Moreira (1997). A pesquisa foi de tipo qualitativa, e a sua abordagem, em boa parte, foi exploratória, e como corresponde à continuidade de outras pesquisas já realizadas, a abordagem foi também descritiva, pois desenvolveu-se buscando a caracterização e medição do fenômeno. Como instrumentos de coleta de informações empregaram-se questionários com perguntas objetivas e outras abertas. A observação participativa nos estudos de caso propiciou informações para a identificação das lacunas de critérios de tomada de decisão. Para a análise das informações empregou-se o método da Janela de Johari em conjunto com os procedimentos de análise de percepção dos processos performativos dos hábitos, virtudes e competências. Como conclusão da pesquisa verificou-se a conveniência do emprego de metodologias de ensino aprendizagem segundo o modelo Kolb (1984) e da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) que são potenciadas por meio dos estudos de caso, dos questionários de auto avaliação e do emprego do conhecimento narrativo e das narrativas a fim de desenvolver esquemas de resposta atitudinais diante de casos complexos da vida do trabalho, apropriando-se dos conceitos de ordem sócio-político, como são os princípios sociais da participação, da solidariedade e da subsidiariedade na construção de uma sociedade justa e democrática.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SERTEK, Paulo. DIMENSÃO SÓCIO-POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS MECÂNICOS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28914-DIMENSAO-SOCIO-POLITICA-NA-FORMACAO-DE-FUTUROS-ENGENHEIROS-MECANICOS. Acesso em: 25/04/2024

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