VULNERABILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM OLHAR ALÉM DOS MUROS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
VULNERABILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM OLHAR ALÉM DOS MUROS
Autores
  • Letícia Clemente da Silva
  • Diego Emmanuel Santiago de Oliveira
  • Celene Magalhães Dias
  • Jayanne de Sousa Silva
  • Carlos Eduardo Esmeraldo Filho
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28905-VULNERABILIDADE-EM-ESCOLAS-PUBLICAS--UM-OLHAR-ALEM-DOS-MUROS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Psicologia Social. Vulnerabilidade. Educação.
Resumo
Esse trabalho surgiu por meio da disciplina Psicologia Social: Matrizes pelos estudantes da faculdade Fanor – Devry Brasil / Campus Dunas do curso de Psicologia. Realizamos uma inserção numa instituição escolar com o objetivo de analisar as possíveis condições de vulnerabilidade que possam estar presentes no contexto de vida dos estudantes, fora da escola e em seu ambiente comunitário e familiar. Também procuramos discutir brevemente sobre a atuação do psicólogo diante dessas condições. Quanto à metodologia incluiu-se a visitação previamente programada e entrevista semiestruturada com os coordenadores e alguns alunos. É sabido que, em contexto de escolas públicas e municipais, muitos dos estudantes vêm de famílias de baixa renda e condições socioeconômicas desfavoráveis e que, assim, muitos alunos podem estar imersos em situações de vulnerabilidade. Um grande problema pode ser o fato de que várias dessas crianças estão expostas à violência e/ou tráfico de substâncias ilegais, situação que acaba sendo naturalizada dentro da comunidade que estão inseridas. Muitos deles também convivem com diversas precariedades nas condições de vida desde falta de higiene, má alimentação, falta de cuidados dignamente básicos, de suporte de ordem emocional e descaso quanto ao acompanhamento do desempenho escolar vindo a impactar diretamente o desempenho escolar dos alunos. O psicólogo social utiliza de seu conhecimento para poder intervir de maneira a contribuir para a mudança nas condições de vida das comunidades. Sua intervenção deve criar possibilidades para a conscientização, mediante o incentivo da participação popular. De acordo com as informações dadas pelos coordenadores, percebeu-se que umas das principais dificuldades está na falta de acompanhamento psicológico, apoio e suporte tanto para as crianças como também para os adultos que são responsáveis por elas e/ou fazem parte do seu contexto familiar. Em casos mais especiais, em que o aluno é identificado como sendo negligenciado pelos pais e/ou responsáveis, segundo a orientadora escolar, recorre-se ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou Conselho Tutelar. O psicólogo social utiliza de seu conhecimento para poder intervir e contribuir na busca de melhores condições de vida das comunidades; como também facilitar ações que auxiliem na superação das condições de vulnerabilidade social, sendo que determinadas situações, como as verificadas através da escuta, interferem tanto individualmente como coletivamente de maneira prejudicial nas vidas dos indivíduos envolvidos. Para isto, faz-se necessária sua intervenção através de discussões acerca do sistema escolar, das relações dos educadores com os estudantes e também dos gestores/professores com a família desses alunos, visando fomentar, de forma crítica, a participação popular. Concluímos assim que o psicólogo tem uma importância considerável no papel de intervir de forma direta e indireta e em conjunto com a comunidade, buscando maneiras de dar o suporte necessário a essas crianças e construindo, assim, uma relação de confiança com ela.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Letícia Clemente da et al.. VULNERABILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM OLHAR ALÉM DOS MUROS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28905-VULNERABILIDADE-EM-ESCOLAS-PUBLICAS--UM-OLHAR-ALEM-DOS-MUROS. Acesso em: 20/04/2024

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