COMPREENSÃO DO LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
COMPREENSÃO DO LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • MARCOS ANTONIO ARAÚJO BEZERRA
  • ÍTALO DA SILVA SOARES DE SOUSA
  • Samira Bruno Diniz
  • FRANCISCO RODOLFO BEZERRA DE OLIVEIRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação Física
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28904-COMPREENSAO-DO-LUDICO-COMO-FATOR-DE-APRENDIZAGEM-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação Física, Lúdico, Crianças
Resumo
INTRODUÇÃO: As atividades lúdicas são atividades primordiais para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças onde devem ser trabalhadas constantemente no decorrer da sua vida escolar, por ser o lúdico uma das formas mais prazerosas e educativas de formação da criança, o mesmo deve estar presente nos princípios norteadores do planejamento das atividades dentro da disciplina de educação física, pois através de atividades físicas lúdicas mais prazerosas e educativas as crianças se divertem e aprendem brincando, e é por meio dessas atividades que descobrem o mundo e vivenciam o meio em que vivem. METODOLOGIA: Esta pesquisa trata-se de um estudo de caráter qualitativo, descritivo e transversal que tem como objetivo analisar a compreensão do lúdico como fator de aprendizagem no ensino fundamental por parte dos professores de educação física na cidade de Várzea Alegre-CE. Utilizou-se um questionário como forma de aproximação e compreensão do universo de pesquisa, no intuito de conhecer os significados da importância deste tema. A amostra foi composta por um número total de vinte e dois (22) professores de Educação Física das escolas municipais(17), estaduais (3) e particulares (2). Para análise das respostas utilizou-se a metodologia do discurso do sujeito do coletivo, sendo que a apreciação dos dados foi construída através de questionário respondidos pelos professores, onde nesta metodologia as respostas foram agrupadas, para ser extraído o mais importante de cada questão, ou seja, minimizando as respostas em uma única, que representasse o foco principal das questões. RESULTADOS: Com base nos objetivos da pesquisa, a qual se propôs neste trabalho, foi possível perceber que a prática lúdica é evidenciada nas práticas diárias dos professores e vem adquirindo a cada dia maior importância dentro do planejamento das práticas dos professores de educação física, já que se demonstra como um meio eficaz de ampliar os processos de aprendizagem das crianças e tem uma função muito importante na vida e no desenvolvimento global das crianças, sendo primordial e eficaz para a aprendizagem. DISCUSSÕES: É claro dentro da literatura da educação física, que a ludicidade é importante para o desenvolvimento físico, intelectual e social do indivíduo, e que a educação física aplicada dentro de seus jogos e brincadeiras vem ampliando sua importância deixando de ser um simples divertimento e tornando-se ponte entre a infância e a vida adulta. Onde seu uso é favorecido pelo contexto lúdico, oferecendo a criança à oportunidade de utilizar a criatividade, o domínio de si e a afirmação da personalidade. CONCLUSÃO: Conclui-se que é muito importante e gratificante, tanto para os alunos quanto para os professores o aprendizado e o ensino através do lúdico, já que é uma atividade que faz com que as aulas se tornem mais dinâmicas e agradáveis e que tenham uma maior compreensão e participação das crianças.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BEZERRA, MARCOS ANTONIO ARAÚJO et al.. COMPREENSÃO DO LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28904-COMPREENSAO-DO-LUDICO-COMO-FATOR-DE-APRENDIZAGEM-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 27/04/2024

Even3 Publicacoes