O MERCADO INFORMAL DOS CENTROS COMERCIAIS POPULARES DE JOÃO PESSOA/PB

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
O MERCADO INFORMAL DOS CENTROS COMERCIAIS POPULARES DE JOÃO PESSOA/PB
Autores
  • Williana de Souza Costa
  • Márcia Lanyelly Santos
  • Natália Cristina S M Bezerra
  • Hélder Bezerra de Araújo
  • ERISVANIA CRUZ DANTAS
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28875-O-MERCADO-INFORMAL-DOS-CENTROS-COMERCIAIS-POPULARES-DE-JOAO-PESSOAPB
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Mercado Informal. Vendedores ambulantes. Microempreendedorismo.
Resumo
A ideia central dessa pesquisa é analisar o mercado informal de João Pessoa, buscando ressaltar elementos importantes não identificados em análises econômicas/mercadológicas. Para isso, será realizada uma pesquisa empírica em três centros de comércio popular de João Pessoa (“centro comercial”, “B. Ruan” e “Terceirão”), tendo em vista que os trabalhadores foram alocados nestes centros para reduzir a “desordenação” na cidade. Esses empreendedores, conhecidos como vendedores ambulantes, iniciam seus trabalhos de modo intuitivo, sem nenhum planejamento ou mesmo orientação para tal. Eles montam barracas no meio da rua, em trailers etc. e ali vendem seus produtos sem se preocupar com as demais responsabilidades que a profissão e formalização do empreendimento exigem, originando o mercado dito informal. Esses vendedores ambulantes estão instalados em toda a parte e em todas as cidades, logo, seu papel de atuação precisa ser melhor estudado. As suas estratégias de atuação são desenvolvidas de modo experimental, improvisado e de baixo custo, tendo como maior objetivo se sobressair perante os concorrentes (SOUZA et al. 2014). Além disso, esse mercado é, na maioria das vezes, um mercado informal porque seus atores sociais, enraizados pelo jeitinho brasileiro, acabam deixando de lado o processo demorado e burocrático da formalização. Essa não formalização pode acontecer por diversos motivos, quer seja pela falta de conhecimento quanto ao processo de formalização, pela dificuldade cognitiva para trabalhar com toda a papelada da formalização ou simplesmente por não querer formalizar para assim obter vantagens econômicas. Portanto, estudar o mercado informal de João Pessoa possibilita um estudo para além dos relatórios formais realizados por órgãos governamentais, significa entender os aspectos sociais que o exercício informal comporta, objetivando entender os determinantes motivadores à prática de tal atividade. Este mercado informal enfrenta ainda problemas relacionados à baixa rentabilidade, ao difícil acesso a financiamentos, à concorrência com grandes empresas e à falta de conhecimento de técnicas de gestão (SOUZA et al. 2014), trazendo problemas para a economia pelo não pagamento de seus impostos e não emissão de notas fiscais. Um outro problema surge quando, de acordo com Souza et al.(2013), estes microempreendedores não enxergam a prática como ilegal ou imoral, pois, para eles, é necessidade de sobrevivência muitas vezes. Assim, é importante entender que no mercado informal podem existir tantos trabalhadores que escolheram a atividade por necessidade como por opção e que sua escolha pela informalidade pode existir da real dificuldade para cumprir as normas, uma vez que o pagamento de tais taxas implicaria na sua sobrevivência. Um dos objetivos das unidades produtivas informais é garantir emprego e renda para seu proprietário (PAMPLONA, 2004). E então surge a necessidade pela resposta a seguinte questão: Por que os vendedores ambulantes de João Pessoa estão trabalhando no mercado informal? A pesquisa tenta responder a esta questão, buscando entender o porquê da não formalização. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar o mercado informal de João Pessoa, entendendo o porquê da opção pela informalidade – quais suas causas - ; analisando sua gestão organizacional “informal” e, consequentemente, apresentando como se dá o empreendedorismo neste setor. O caminho metodológico compreende a pesquisa bibliográfica, etapa inicial, a pesquisa de campo, etapa da aplicação do questionário e registro fotográfico. Esta pesquisa está em andamento, dessa forma, os resultados ainda não foram mensurados para apresentação.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COSTA, Williana de Souza et al.. O MERCADO INFORMAL DOS CENTROS COMERCIAIS POPULARES DE JOÃO PESSOA/PB.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28875-O-MERCADO-INFORMAL-DOS-CENTROS-COMERCIAIS-POPULARES-DE-JOAO-PESSOAPB. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes