EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autores
  • Gésica Kelly da Silva Oliveira
  • Gleidson Monteiro dos Santos
  • izabella larissa da silva
  • Thaíse Torres de Albuquerque
  • Gidelson Gabriel Gomes
  • ANA PAULA DOS SANTOS ALBUQUERQUE
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28851-EDUCACAO-CIENTIFICA-NA-FORMACAO-EM-SAUDE--UMA-REVISAO-DA-LITERATURA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Ensino em saúde, epistemologia, trabalho científico
Resumo
INTRODUÇÃO: Etimologicamente a palavra ciência significa aprender, conhecer. De acordo com Prodanov & Freitas (2013) é um conjunto de atitudes e atividades sistemáticas direcionadas a objetivos limitados, um processo inacabado, histórico e produtivo, que estabelece relação dialética com a contemporaneidade. Silva (2010) afirma que a pesquisa e o ensino são indissociáveis em essência, pois produzem novas descobertas, novas possibilidades, contribuições para a sociedade, além de instigar no discente um pensamento crítico-reflexivo e proporcionar um ensino de qualidade, com vistas a uma aprendizagem significativa. OBJETIVO: O presente estudo objetivou revisar na literatura as contribuições da pesquisa científica no ensino em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Para a construção da narrativa, foram realizadas buscas em livros importantes sobre a temática, artigos científicos e banco de teses e dissertações da USP. A amostra total analisada foi composta por 14 produções científica na perspectiva de atender ao objetivo proposto. RESULTADOS: Pesquisar cientificamente significa sair em busca de conhecimentos, apoiando-se nos artifícios capazes de dar confiabilidade aos resultados; a natureza da questão que dá origem ao processo de pesquisa pode variar; o processo pode ser desencadeado por uma dificuldade, percebida na prática profissional, por um fato para o qual não conseguimos explicações, pela consciência de que conhecemos mal alguma situação ou, ainda, pelo interesse em criarmos condições de prever a ocorrência de determinados fenômenos (PRODANOV E FREITAS, 2013). Para Demo (2000), a pesquisa em saúde deve ser entendida tanto como um procedimento de construção do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo do conhecimento. Como trata-se de um processo interativo, nele ambos os conhecimentos, novos e prévios, serão modificados, “os novos conhecimentos adquirem significados e os prévios ficaram mais elaborados, mais ricos em significados, mais estáveis cognitivamente e mais capazes de facilitar a aprendizagem significativa de outros conhecimentos” (MOREIRA, 2008). DISCUSSÃO: Os resultados dessas pesquisas em saúde, constituem importantes ferramentas de desenvolvimento profissional, subsidiando novas pesquisas e acompanhando o desenvolvimento da ciência na área de saúde. Tais conhecimentos não são necessariamente conceitos, podem ser ideias, modelos, proposições, representações que servem de “ancoradouro” para novos conhecimentos que, podem ser conceitos, modelos, proposições representações a serem internalizados (reconstruídos) significativamente pelo aprendiz (MOREIRA, 2008). Um aspecto relevante que fica evidente na análise feita sobre as contribuições da investigação/pesquisa é o da mudança do comportamento que essa metodologia proporciona no aluno e na prática do docente, tendo em vista que instiga o discente a deixar de ser apenas um observador de conteúdos e passar a ter propriedade sobre eles, pois ao colocá-la em prática, precisa argumentar, pensar, agir, interferir e questionar demonstrando que não é apenas um mero ouvinte no contexto de ensino-aprendizagem, ficando o professor com a função de acompanhar as discussões, provocar, propor novas questões e ajudar os alunos a manterem a coerência de suas ideias (AZEVEDO, 2012). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa científica deve ser a seiva do processo de ensino em saúde, possibilitando aos discentes o pensamento crítico e reflexivo sobre o modo de ver a realidade de sua prática profissional, bem como intervir na transformação desta.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva et al.. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28851-EDUCACAO-CIENTIFICA-NA-FORMACAO-EM-SAUDE--UMA-REVISAO-DA-LITERATURA. Acesso em: 20/04/2024

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