AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO GESTACIONAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO GESTACIONAL
Autores
  • Gésica Kelly da Silva Oliveira
  • karla cavalcanti dos santos
  • Gleidson Monteiro dos Santos
  • Thaíse Torres de Albuquerque
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28843-AVALIACAO-DAS-ESTRATEGIAS-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-NO-PERIODO-GESTACIONAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação em saúde, assistência pré - natal, atenção primária à saúde.
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde consiste em toda atividade que seja voltada para o aprendizado e que promova maior segurança dos usuários nas atividades de autocuidado, com isso estes desenvolvem maior discernimento, no intuito de facilitar atividades conducentes à saúde. A realização destas ações na gestação, visam gerar um maior conforto e segurança para cliente, dado que, as dúvidas em relação ao parto, a amamentação, e as adaptações fisiológicas desta fase, permeiam este evento natural da vida. (RIOS; VIEIRA, 2007). Nesta vertente é preciso uma ação de educação em saúde efetiva durante o pré-natal, para que as gestantes obtenham as orientações necessárias e que os riscos de morte da mãe e do filho sejam minimizados. A enfermagem deve estar ciente que educar é uma atividade inerente ao enfermeiro e que deve sempre ser associada ao processo de cuidar, essa educação deve ser feita de forma que a paciente tenha suas expectativas e dúvidas sanadas. (FERRAZ et Al., 2005). OBJETIVO: O presente estudo objetivou avaliar as ações de educação em saúde durante o período gestacional e sua eficácia, além de verificar as dificuldades encontradas pelos enfermeiros para efetivação dessas ações. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, realizado nas unidades de saúde da família da zona urbana do município de Caruaru – PE, participaram desta pesquisa 36 enfermeiros. RESULTADOS: Através dos dados coletados observou- se que (100%) dos profissionais realizam ações de educação em saúde e que (83%) dos enfermeiros desenvolvem essas ações de forma coletiva e (27%) de maneira individual, no momento da consulta. Foi evidenciado ainda que (67%) dos entrevistados efetivam estas ações com periodicidade mensal, (30%) desenvolve de forma semanal e (3%) quinzenal. No processo de educação em saúde é de grande importância o uso de materiais educativos, nas USF onde a pesquisa foi realizada observou-se que (66%) das unidades não possuem algum tipo de material educativo e (34%) das unidades dispõe de algum material. Quando questionados sobre as dificuldades encontradas para realização das atividades de educação em saúde (8,3%) dos profissionais participantes deste estudo alegaram não encontram dificuldades para a realização destas práticas educativas, (30,5%) acreditam que a maior dificuldade é a falta de interesse do público- alvo, (55,5%) consideram a falta de espaço físico um fator que prejudica o desenvolver dessas atividades, (41,6%) acreditam que a dificuldade está na ausência de recursos para o desenvolvimento dessas práticas. DISCUSSÃO: Tendo em vista os dados obtidos, segundo a percepção dos entrevistados, identificou-se que a maioria das unidades não dispõe dos materiais educativos que se fazem necessários para a efetivação das ações de educação em saúde, o que dificulta o desenvolvimento de algumas estratégias. Para se obter eficácia nestas atividades é necessário que haja recursos humanos e materiais adequados, para que as ações planejadas alcancem os objetivos propostos (MELO; SANTOS; TREZZA, 2005). Apesar da educação em saúde ser de vital importância para a prevenção e manutenção da saúde, e para a promoção da saúde, os profissionais envolvidos neste trabalho, relataram encontrar algumas dificuldades para desenvolver as atividades de educação em saúde com qualidade. A maioria dos enfermeiros pesquisados expressou a falta de espaço físico adequado, seguido de ausência de recurso e falta de interesse do público alvo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante dos dados apresentados neste estudo, fica evidenciado que a educação em saúde contribui para uma melhor qualidade de vida, e que a mesma empregada durante o período gravídico, atua de maneira positiva na vida cotidiana das mulheres. Neste contexto espera- se que os dados apresentados nesta pesquisa possam colaborar para uma reflexão crítica acerca das melhorias que necessitam ser realizadas, produzindo com isso efeitos mais significativos na saúde da mulher.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

OLIVEIRA, Gésica Kelly da Silva et al.. AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO GESTACIONAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28843-AVALIACAO-DAS-ESTRATEGIAS-DE-EDUCACAO-EM-SAUDE-NO-PERIODO-GESTACIONAL. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

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