INOVAÇÃO DE VALOR NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO AGENDA KIDS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
INOVAÇÃO DE VALOR NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO AGENDA KIDS
Autores
  • Francisca Daiane Sousa Almeida
  • Paulo Sertek
  • Liz Moita Fernandes
  • João Pedro Ferreira de Castro
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28798-INOVACAO-DE-VALOR-NA-EDUCACAO--UM-ESTUDO-DE-CASO-AGENDA-KIDS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Estratégia oceano azul, Inovação de valor, Inovação em educação.
Resumo
Nos dias atuais a competição por espaço no mercado de trabalho aumenta continuamente. Tendo em vista essa situação a busca por novos modelos de negócios faz com que estes sejam desenvolvidos visando áreas e demandas ainda não exploradas para que possam, dessa maneira, tornar a concorrência irrelevante. Com isso, este trabalho científico corresponde a um estudo de caso visando à comprovação de que a empresa Agenda Kids ao criar uma plataforma digital implantada no meio educacional constitui-se em um exemplo típico do que é estudado na “Estratégia Oceano Azul” (EOA) de Chan Kim e Mauborgn (2005) em termos de Inovação de Valor (IV), que genericamente ocorre com a definição de atributos que se distinguem da concorrência frontal e a baixo custo. Para nortear a pesquisa a questão orientadora foi: A empresa Agenda Kids, ao desenvolver um produto no mercado, realmente criou um Oceano Azul? Para responder a esta questão foi delineado como objetivo geral: comprovar a Estratégia Oceano Azul (EOA) na comercialização do produto. Já, como objetivos específicos fixaram-se: a) caracterizar os indicadores da consecução da EOA; b) verificar a realidade dos indicadores na estratégia aplicada pela empresa para a difusão do produto; c) analisar a estratégia da empresa de modo a se obter conhecimento replicável em diversas realidades. O marco teórico da pesquisa além da obra supracitada também se valeu de pesquisas em estudos de casos similares, que avaliam outras empresas que aferem a existência das características-chave reveladoras da consecução da EOA. Quanto ao tipo de pesquisa foi de caráter descritivo e utilizou-se como método o estudo de caso para a aferição dos elementos necessários ao atingimento dos objetivos deste trabalho. A coleta de informações teve como base os dados e características da empresa, contatos com os sócios fundadores, entrevistas e transcrições das práticas utilizadas por essa startup. Como método para a análise do caso foram efetuados comparativos com os indicadores-chave da existência da EOA nas práticas da empresa Agenda Kids. Como conclusão do trabalho de pesquisa pôde-se reconhecer, em vários aspectos, a hipótese da existência da EOA, que se caracteriza pela Inovação de Valor (IV) com baixo custo, além de se basear em quatro ações fundamentais para o desenvolvimento de uma nova curva de valor, sendo elas: reduzir, eliminar, elevar e criar atributos dentro do setor.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

ALMEIDA, Francisca Daiane Sousa et al.. INOVAÇÃO DE VALOR NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO AGENDA KIDS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28798-INOVACAO-DE-VALOR-NA-EDUCACAO--UM-ESTUDO-DE-CASO-AGENDA-KIDS. Acesso em: 24/04/2024

Even3 Publicacoes