MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O COMÉRCIO VAREJISTA DE BICICLETAS NA CIDADE DO RECIFE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

DOI
10.29327/13455.7-15
Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O COMÉRCIO VAREJISTA DE BICICLETAS NA CIDADE DO RECIFE.
Autores
  • Wellington Antonio da Silva
  • Suellen Sanne Batista
  • aldo de Lima pereira
  • paulo josé rodrigues falcão
  • Gisele Pessoa Rodrigues
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Gestão Comercial
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28787-MOBILIDADE-E-SUSTENTABILIDADE--UM-ESTUDO-SOBRE-O-COMERCIO-VAREJISTA-DE-BICICLETAS-NA-CIDADE-DO-RECIFE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Bicicleta; Mobilidade; Sustentabilidade.
Resumo
A Mobilidade urbana é atualmente uma preocupação no mundo todo. Os problemas de locomoção afetam negativamente à produção das empresas, visto que o trabalhador torna-se “vítima” dos congestionamentos e da quantidade restrita dos meios de transporte coletivos, que não são suficientes para atender à demanda, causando atrasos, frustrações e estresse, atingindo assim o rendimento dos trabalhadores frente às organizações. Preocupado com isso, o governo, entidades de classes e ONGs, se planejam para criar espaços para a bicicleta, uma alternativa ágil, econômica e ecológica de se locomover, capaz de trazer benefícios para a saúde de seus usuários, do público em geral e do planeta. Pode-se afirmar que o ciclismo possui papel terapêutico na vida das pessoas, quando utilizado, contribuindo assim para o seu bem-estar físico e mental. Pessoas que estão fisicamente ativas apresentam menos doenças crônicas, como por exemplo, a diabete, inclusive quem utiliza este modal como meio de transporte ou até mesmo lazer pode atingir um gasto energético com facilidade. Segundo Valença, Lima e Brandão (2015, p.82), no Recife, a bicicleta surgiu no final do século XIX e no início do século XX, sendo utilizada apenas para a prática do ciclismo. Em Pernambuco, as primeiras infraestruturas para este meio de transporte foram criadas para o esporte e o lazer e só com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando se deu início à produção das bicicletas no Brasil, esta se tornou acessível à população que passou a utilizá-la para se deslocar ao seu local de trabalho, além de pequenos deslocamentos para levar as crianças à escola e ir às compras. A cidade do Recife possui vários problemas estruturais quanto à mobilidade, relacionados à falta de políticas públicas ligadas a transporte, trânsito e ocupação geográfica, inclusive vários outros fatores influenciam para que o caos aconteça na capital pernambucana. Sabe-se que quem utiliza a bicicleta para se locomover encontra motoristas que não são acostumados a compartilhar espaço com outros modais, não respeitam os pedestres, nem mesmo os ciclistas. Outros problemas podem ser encontrados como a falta de segurança e infraestrutura, ambos fatores podem também afetar negativamente as vendas. Alguns movimentos como Cicloação Recife e Ameciclo desenvolvem campanhas de incentivo ao uso da bicicleta e o debate com a população a respeito do uso do modal. De acordo com a pesquisa realizada pelo IDOM no ano de 2013, apenas 13% da população recifense utilizam a bicicleta para se locomover, enquanto 31,14% utilizam o transporte individual e 22,87% utilizam o transporte coletivo. Em 2015 o Recife possuía 21,4 Km de ciclovias e 9,4 Km de ciclofaixas. Aos domingos e feriados são disponibilizados 36,5 Km como ciclofaixa de turismo e lazer, em estruturas móveis. A paixão pela bicicleta vem crescendo, o comércio pegou o embalo, aumentando os bons negócios no segmento. Algumas lojas conhecidas no mercado por venderem o tradicional e mais desejado meio de transporte, o carro, acompanharam à tendência, passando a comercializar também as bikes. No Recife há um exemplo deste fenômeno, a loja especializada no mercado automotivo e náutico, Acquashop, localizada desde 2009 no bairro do Pina, possui em seu ponto de venda, um espaço exclusivo e com uma boa variedade de bicicletas, além de acessórios que segundo o gerente Fabiano Rezende, o faturamento que era em torno de 30%, passou a ser 100% em 2014, visto que a loja comercializa exclusivamente bicicletas e acessórios. Observa-se que a implantação das ciclofaixas e das ciclovias no Recife impactaram o mercado do segmento, visto que houve um aumento na demanda pelas bicicletas. Entre os fatores que mais influenciaram tal fato estão a saúde e o bem-estar, a agilidade na locomoção e o lazer.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Wellington Antonio da et al.. MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO SOBRE O COMÉRCIO VAREJISTA DE BICICLETAS NA CIDADE DO RECIFE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28787-MOBILIDADE-E-SUSTENTABILIDADE--UM-ESTUDO-SOBRE-O-COMERCIO-VAREJISTA-DE-BICICLETAS-NA-CIDADE-DO-RECIFE. Acesso em: 20/04/2024

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