A WEBCONFERÊNCIA COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DAS FACULDADES RUY BARBOSA E ÁREA 1

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry | Ruy Barbosa (Campus Paralela)
Título do Trabalho
A WEBCONFERÊNCIA COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DAS FACULDADES RUY BARBOSA E ÁREA 1
Autores
  • William de Souza Santos
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28785-A-WEBCONFERENCIA-COMO-UM-AMBIENTE-DE-APRENDIZAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-NAS-DISCIPLINAS-DE-CALCULO-DAS-FACULDA
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
webconferência, aprendizagem, matemática.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas através da utilização da webconferência como suporte às aulas de Cálculo, Geometria Analítica e Estatística das Faculdade Ruy Barbosa e Área 1, na cidade de Salvador. Segundo Malta (2004), os maiores índices de reprovação no ensino superior se dão nas disciplinas de exatas, devido a grande dificuldade que os alunos apresentam em matemática desde a educação básica. Apesar de muitas faculdades oferecerem serviços de monitoria para essas disciplinas, muitos alunos não conseguem frequentá-los por problemas de compatibilidade de horário com seus trabalhos, já que esta monitoria é disponibilizada em horário oposto a aula ou em períodos curtos que antecedem as aulas, mas que de certa forma não conseguem atender a todos, já que muitos ainda estão se deslocando para a faculdade. Uma alternativa pensada para sanar ou diminuir essa dificuldade foi a utilização de alguma plataforma virtual, na qual o aluno pudesse acessar através de computadores ou dispositivos mobiles (em rede de banda larga ou 3G) de qualquer lugar. Neste ambiente o aluno poderia interagir com um professor da disciplina que estaria disponível para tirar suas dúvidas, explanar sobre o assunto que não foi compreendido pelo aluno durante a aula presencial, como também realizar demais orientações sobre a disciplina. A plataforma utilizada para este serviço é o Join.me e o Hangout. O Join.me e o Hangout são um serviço de webconferência que permite o compartilhamento de tela do desktop, onde o organizador da sessão libera a visualização da tela do seu computador e os alunos podem visualizar do seu dispositivo todo o conteúdo disponibilizado pelo professor, como slides, softwares, lousa eletrônica etc. Neste ambiente a comunicação é feita através de um chat ou através de uma ligação voip onde o áudio é compartilhado permitindo a comunicação em tempo real entre professor e alunos. Inicialmente o objetivo era atender a maioria dos alunos em um horário específico, então foi realizada nas turmas uma pesquisa sobre o melhor horário para esta sessão de aula online. Dentre as possibilidades de horários os que mais receberam votos foram: das 23:00 às 24:00 durante a semana e das 14:00 às 16:00 no sábado os quais atendem perfeitamente ao perfil dos alunos que trabalham semanalmente no diurno. As seções dessas “aulas virtuais” ocorrem quinzenalmente e tem como foco a resolução direcionada de exercícios, pois através deles é possível resgatar o conteúdo teórico pertinente à questão, como também abordar um exemplo de aplicação deste conteúdo que foi visto nos encontros presenciais. De forma preliminar foi possível constatar que grande parte dos alunos se interessaram em participar desse momento extra de aula. A possibilidade de terem uma aula complementar mesmo que à distância, os permite ter mais um contato orientado com a disciplina e isso pode contribuir com o aumento no índice de aprovação das disciplinas. Nessa perspectiva, o próximo objetivo deste trabalho é comprovar se há eficácia nessas aulas via webconferência no processo de ensino aprendizagem como também no aumento dos índices de aprovação das disciplinas que envolvem matemática.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, William de Souza. A WEBCONFERÊNCIA COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DAS FACULDADES RUY BARBOSA E ÁREA 1.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28785-A-WEBCONFERENCIA-COMO-UM-AMBIENTE-DE-APRENDIZAGEM--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA-NAS-DISCIPLINAS-DE-CALCULO-DAS-FACULDA. Acesso em: 19/04/2024

Even3 Publicacoes