RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE CÁLCULO INSTRUMENTAL NOS PERÍODOS 2014.2 E 2015.1

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE CÁLCULO INSTRUMENTAL NOS PERÍODOS 2014.2 E 2015.1
Autores
  • Nathalia Roseane de Melo
  • Valdênia de Sousa Porto
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Engenharia Civil
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28780-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-MONITORIA-DA-DISCIPLINA-DE-CALCULO-INSTRUMENTAL-NOS-PERIODOS-20142-E-20151
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Monitoria. Cálculo. Experiência. Aprendizagem.
Resumo
A disciplina de Cálculo Instrumental tem uma carga horária de 60 horas presenciais e é cursada pelos discentes do 1° semestre letivo dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Sanitária, de Produção, Mecânica, Elétrica e Química, no Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP-DeVry). Nela são estudados os fundamentos do Cálculo Diferencial e é introduzido o Cálculo Integral, uma base matemática importante para diversas áreas a serem estudadas posteriormente nestes cursos, como também para a vida profissional de um engenheiro, mas muitos alunos apresentam um grau significativo de dificuldade na compreensão de seus conceitos. O presente trabalho trata-se da descrição da experiência vivenciada nas atividades de monitoria desta disciplina nos períodos 2014.2 e 2015.1, objetivando retratar a importância desse procedimento acadêmico assegurado pela Lei n° 5.540, de 28 de novembro de 1968, artigo 41, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996), artigo 84. Neste procedimento, conforme normatização da instituição e em conjunto com um professor orientador, cumpre-se uma carga horária de 8 horas semanais, sendo 5 horas destinadas a encontros com os estudantes e 3 horas para orientação e planejamento, estabelecidas em concordância com o setor Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno – CASA, apresentando sempre relatórios e lista de frequência dos participantes. Assumiu-se o compromisso de fazer das monitorias uma contribuição à construção da aprendizagem, mostrando aos alunos que toda possível dificuldade poderia ser superada quando os conceitos são organizados e sistematizados, lidando com os erros de forma positiva e fortalecendo um empoderamento matemático fundamentado na concepção de que todos são igualmente capazes de construir ideias e aprender. Nos dois períodos vivenciados, pode-se notar que os principais obstáculos que os discentes necessitavam superar eram as dificuldades de interpretação de situações-problema e conhecimentos prévios, necessários ao contexto, competências e habilidades provenientes do Ensino Médio, que não haviam sido adquiridos. A metodologia adotada, em colaboração com o professor orientador, tornou possível a superação eficiente destes impedimentos. A maioria dos participantes conseguiu concluir com êxito a disciplina, apresentando desempenhos excelentes. Contou-se sempre com assídua frequência, principalmente durante a segunda experiência, estando, ao final, entre os monitores da instituição que mais acolheu discentes nestas atividades. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a enfatizar que estas experiências são uma contribuição fundamental para a formação acadêmica e profissional do monitor, tornando-se uma oportunidade de aproximar-se do exercício da docência, partilhar e construir novos conhecimentos, como também, se fazem igualmente importantes aos alunos participantes, que durante as mesmas têm um meio de esclarecer conceitos, propiciando sempre melhorias de desempenho e aprendizagem.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

MELO, Nathalia Roseane de; PORTO, Valdênia de Sousa. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA DE CÁLCULO INSTRUMENTAL NOS PERÍODOS 2014.2 E 2015.1.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28780-RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-MONITORIA-DA-DISCIPLINA-DE-CALCULO-INSTRUMENTAL-NOS-PERIODOS-20142-E-20151. Acesso em: 18/04/2024

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