INSATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SOBRECARGA DE ATENDIMENTOS DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
INSATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SOBRECARGA DE ATENDIMENTOS DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE
Autores
  • Stefany Jesus Tavares Soares
  • Ana Maria Rabelo
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28757-INSATISFACAO-DOS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM--POSSIVEIS--SOLUCOES-PARA-SOBRECARGA-DE-ATENDIMENTOS-DO-SETOR-DE-URGE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Insatisfação profissional; Sobrecarga de trabalho; Melhorias na assistência; Enfermagem.
Resumo
O serviço de urgência/emergência do Hospital Regional do Agreste (HRA) é a porta de entrada e é um local onde vidas frágeis são vigilantemente observadas e cuidadas, com o objetivo de diminuir a morbimortalidade e as sequelas. Entretanto, por falta de estrutura e organização do próprio Sistema Único de Saúde, o atendimento ao paciente é prejudicado, pois quase todos os que chegam a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) são referenciados para o HRA. Essa superlotação gera, consequentemente, falta de materiais e uma grande demanda de pacientes para poucos profissionais de enfermagem. Essa sobrecarga de trabalho do profissional de saúde gera insatisfação e estresse, impelindo diretamente numa assistência prejudicada. Na UPA os usuários têm diferentes necessidades, desde as mais simples às mais complexas, por isso o processo de trabalho deve ser organizado para atender essas demandas. O trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, vivenciado por uma acadêmica de enfermagem, no estágio realizado no setor de Urgência e Emergência do Hospital Regional do Agreste. O estágio possibilitou um grande aprendizado prático e crítico, através do convívio com os profissionais de enfermagem e pacientes. Durante a realização do estágio foram observadas várias queixas dos profissionais de enfermagem quanto à organização e manejo no atendimento assistencial o que repercutia na insatisfação profissional e no déficit na qualidade do atendimento. Foram evidenciadas inúmeras hipóteses de soluções, apontadas pelos profissionais de enfermagem do setor, que poderiam melhorar essa estrutura organizacional precária, entre elas (em ordem de prioridade): educação continuada à população quanto à procura de um serviço de saúde que atenda as suas necessidades; adequação e organização em unidades básicas de saúde e hospitais secundários, para melhor distribuição dos pacientes; adoção de estratégias governamentais, institucionais e profissionais para adequar o sistema local de saúde na perspectiva das diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências e do SUS; processo de triagem organizado; acolhimento com classificação de risco; implantação de um modelo e atenção às condições crônicas; contratação de mais profissionais de saúde com competência profissional. Essas soluções aplicadas na prática não só facilitariam a própria redistribuição do SUS, como também gerariam um aumento significativo na saúde e bem-estar dos profissionais de enfermagem, afetando diretamente numa assistência de boa qualidade, gerando consequentemente uma diminuição do número da taxa de morbimortalidade. Portanto, não é possível organizar o HRA sem retirar dele o grande número de pessoas portadoras de urgências menores. A demanda deve ser referenciada e deve haver uma reestruturação no fluxo com atuação de um sistema organizado, regionalizado e hierarquizado. Os pacientes devem buscar primeiramente a atenção básica ou a UPA, deixando o HRA atendendo os casos de seu perfil, que são de média e alta complexidade. Isso melhoraria o fluxo atualmente existente e a população seria atendida com melhor qualidade e próxima a sua residência, dando mais chances aos pacientes mais graves.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOARES, Stefany Jesus Tavares; RABELO, Ana Maria. INSATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SOBRECARGA DE ATENDIMENTOS DO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28757-INSATISFACAO-DOS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM--POSSIVEIS--SOLUCOES-PARA-SOBRECARGA-DE-ATENDIMENTOS-DO-SETOR-DE-URGE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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