HUMANIZAÇÃO: A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
HUMANIZAÇÃO: A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR.
Autores
  • Alba Valéria Tenório de Lima Moraes
  • JACKELINE CRISTIANE SANTOS
  • Larissa Suianny da silva
  • Thamyris Vieira de Barros
Modalidade
Artigo
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28738-HUMANIZACAO--A-INCLUSAO-DESTA-TEMATICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-AREA-DE-SAUDE-NO-ENSINO-SUPERIOR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Formação inicial, Educação Superior
Resumo
Introdução: São muitas as transformações que o ensino superior tem sofrido e para atender as mudanças do mercado de trabalho, foi exigida maior ênfase à prática nos cursos de formação inicial, assim, na enfermagem, á prática possui grande peso no processo de formação. Mas, apesar de a teoria e a prática serem interdependentes, não devem ser sobrepostas, pois, no processo formativo, a integração de ambas é de extrema importância para a completa formação dos discentes. A literatura é unânime em afirmar a necessidade de mudanças na formação acadêmica e no padrão de assistência à saúde que são oferecidas pelas instituições. Tanto no âmbito acadêmico como nos programas de capacitação, a formação dos profissionais baseadas no verdadeiro exercício da cidadania, na humanização, na qualidade das relações humanas e na importância da satisfação dos clientes, usuários e profissionais, são temas distantes das instituições, que não centralizam a atenção na qualidade de relações humanas. Os profissionais de saúde quanto à sua formação, buscam corresponder ao modelo técnico-científico, mas seu processo de ensino tem sido delimitado muitas vezes a um fazer extremamente mecanizado. Nesse sentido, a educação permeia a realização do ser humano no sentido de aprender a ser, assim, favorecendo a construção de um profissional capaz de oferecer uma assistência humanizada. A educação também é responsável por criar condições para a discussão de dilemas morais e éticos, além de proporcionar a capacidade de interpretação e resolutividade dos diferentes fatos relacionados ao pessoal e coletivo. Assim, a educação contribui para a conscientização do profissional sobre si, sobre o meio em que vive e sobre sua função social. Método: trata-se de uma revisão integrativa na qual a seleção dos artigos foi realizada por meio de três bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e BDENF (Base de dados em Enfermagem), utilizando como descritores no Decs (Descritores em Ciências da Saúde): Enfermagem, Formação inicial e Educação Superior. Foram selecionados 10 artigos, mas apenas 6 permaneceram. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos completos, com completa identificação de autoria, indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, no idioma português, durante o período de 2003 a março de 2016 e foram excluídos os que não se encaixavam em tais parâmetros. Resultados: A formação humanística dos profissionais de saúde se torna possível através da percepção de que o ensino-aprendizagem é parte integrante de um processo permanente, isso inclui a graduação e a educação continuada dos profissionais, com flexibilidade, diversidade e acessibilidade, para se adaptarem aos diversos estilos de vida, as alterações profissionais, assim como pela sua contínua busca da pessoa humana, assim como os seus saberes, valores, aptidões e sua capacidade para discernir e agir. Discussão e Conclusão: A responsabilidade da formação de futuros profissionais está destinada aos cursos superiores, mas na área de saúde, vai além. Está atribuída à Universidade a finalidade de incluir neste processo de ensino aprendizagem possíveis questões que explanem a ética, a reflexão e a política, com intuito de favorecerem uma formação integral com valores arraigados na sociedade. Assim, a reflexão da prática precisa ser o centro no processo de formação, desenvolvendo maneiras estruturadas nas diferentes dimensões, em uma variedade de relações que compõem o patrimônio relacional. Assim, a humanização das relações é essencial em todas as fases do ensino e formação. Desta forma, faz-se necessário a compreensão da importância de uma formação humanística no ensino superior, garantindo o equilíbrio de uma construção que valorize as relações teóricas e práticas. Esse equilíbrio significa atender as diferentes exigências sociais.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MORAES, Alba Valéria Tenório de Lima et al.. HUMANIZAÇÃO: A INCLUSÃO DESTA TEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28738-HUMANIZACAO--A-INCLUSAO-DESTA-TEMATICA-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-NA-AREA-DE-SAUDE-NO-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes