RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS DISCENTES NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Unifavip
Título do Trabalho
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS DISCENTES NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE.
Autores
  • Alba Valéria Tenório de Lima Moraes
  • JACKELINE CRISTIANE SANTOS
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Enfermagem
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28737-RELATO-DE-EXPERIENCIA--A-IMPORTANCIA-DA-INSERCAO-DOS-DISCENTES-NO-PROGRAMA-DE-INICIACAO-CIENTIFICA-PARA-A-CONSTRUC
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Enfermagem, Docência, Educação, Grupos de pesquisa
Resumo
Introdução: A proposta de iniciação científica apresenta-se, como parte interveniente da grade curricular, uma proposta um tanto quanto desafiadora e inovadora, pois, possibilita o primeiro contato do discente com o mundo cientifico. É uma modalidade de pesquisa acadêmica, na qual são propostas a produção de novos conhecimentos e resultados baseados em atividades de cunho teórico, que comumente são associadas à prática. O desenvolvimento e a elaboração desses estudos ocorrem em uma relação de docente orientador e os discentes iniciantes. E, além de proporcionar a vivência em grupo nas reuniões estabelecidas, favorecem o ensino e estimulam as práticas, como no caso das pesquisas em campo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por uma estudante do 7° período do curso de Graduação em enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/DeVry, durante o programa de iniciação científica, correspondente ao período letivo de 2014.2 a 2015.2. Resultados: A inserção dos discentes na iniciação científica é fundamental para a construção do aluno pesquisador, da busca pela identidade profissional consequentemente, como profissional em busca da docência enquanto graduanda, pois, são trabalhadas as habilidades para aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem. Discussão e Conclusão: O Grupo de Pesquisa em Enfermagem – GPENF da referida instituição constituiu-se como parte essencial de todo desenvolvimento acadêmico, desde o início de um simples fichamento, produção de um artigo ou a elaboração de um pré-projeto e posteriormente, o projeto. São exercitadas de forma geral a escrita acadêmica, a elaboração e sistematização de ideias. Ocorrendo em cada fase a orientação devida, seja ela em grupo ou individual. O desenvolvimento das atividades e as reuniões ocorriam de forma semanal, quinzenal e consequentemente mensal, a depender da fase de elaboração. Durante a participação foram construídos um artigo (encaminhado para publicação em uma revista) e um pré-projeto, intitulados: “Um olhar sobre a prática do enfermeiro docente – revisão de literatura” e “ A assistência à saúde a mulheres apenadas: um estudo de caso em penitenciária de Recife-PE” respectivamente. Trata-se de um importante método de observação, avaliação e aprendizado por parte do aluno-iniciante à docência, visto que, durante o todo o processo de aprendizado, vivencia: o conhecimento, a responsabilidade e a veracidade enquanto pesquisador e comunicador . Desta forma, a iniciação confere não somente a produção, mas o aperfeiçoamento teórico com participação ativa no desenvolvimento das pesquisas com elevação do patamar de informação e conhecimentos básicos, estimulando seus avanços, quer na área cientifica e/ou tecnológica.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MORAES, Alba Valéria Tenório de Lima; SANTOS, JACKELINE CRISTIANE. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DOS DISCENTES NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28737-RELATO-DE-EXPERIENCIA--A-IMPORTANCIA-DA-INSERCAO-DOS-DISCENTES-NO-PROGRAMA-DE-INICIACAO-CIENTIFICA-PARA-A-CONSTRUC. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes