A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS E DOS CONTOS DE FADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade Martha Falcão - DeVry | Martha Falcão
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS E DOS CONTOS DE FADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Autores
  • Raquel Assis da Silva
  • Naldo Bruna Brunno Eliza Oliveira
  • LUIS CARLOS LEMOS DA SILVA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Educação
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28725-A-IMPORTANCIA-DAS-HISTORIAS-E-DOS-CONTOS-DE-FADA-NA-EDUCACAO-DE-CRIANCAS-E-JOVENS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Educação infantil, Histórias e estórias, Conto de fada.
Resumo
A sociedade atual, com as rápidas transformações no campo educacional, o avanço tecnológico configurando a sociedade virtual e os meios de informação e comunicação, incidem fortemente na escola, aumentando os desafios para tornar o ensino mais participativo, atraente e crítico, uma conquista democrática efetiva. Ou seja, é preciso que a experiência da docência estimule os sonhos das nossas crianças e jovens e encontre meios para que eles os realizem. Por outro lado, sabe-se que transformar práticas e culturas tradicionais e burocráticas das escolas, que por meio da retenção e da evasão, acentuam a exclusão social, não é tarefa simples, nem para poucos. Ou seja, não contribuem para a realização dos sonhos das crianças e jovens, brasileiros. O desafio é educar as crianças e os jovens, proporcionando um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico, de modo que adquiram condições para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo. Diante desse cenário, faz-se necessário que o professor, a professora estimular a imaginação das crianças, os sonhos dos jovens, através das histórias e dos contos da fada. Ou seja, pensamos que as estórias, os contos de fada sempre despertam interesse nas crianças, e muitos pais utilizam como instrumento de formação moral. Verifica-se que desde os tempos mais remotos as estórias de fadas, bruxos, vampiros, etc. exercem um grande fascínio nas crianças, adolescentes e jovens. Então, porque não usar as estórias e os contos de fada em sala de aula para tornar o ensino mais dinâmico, atraente e participativo? Foi pensando assim que elaboramos este trabalho. Ou seja, este artigo tem por objetivo reconhecer a importância das estórias e dos contos de fada na educação de crianças e jovens. Como fundamentação teórica, nos valemos de artigos científicos indexados na base de dados Scielo e de nossas próprias experiências como estudantes de pedagogia. Quanto a metodologia adotada seguiu-se os seguintes pontos: seleção e impressão dos contos de fada; leitura e intepretação dos contos de fada; caracterização dos contos de fada; leitura e dramatização dos contos de fada em sala de aula; avaliação das reações dos contos de fada pelos alunos e professores. Diante da literatura lida para elaboração deste artigo e de nossas próprias experiências, chegamos à conclusão de que não há necessidade de esperar pela educação infantil formal para que as crianças se envolvam com a leitura dos contos de fadas. Ou seja, é dever dos pais promover esse tipo de leitura ainda no contexto familiar, pois esta experiência proporcionará à criança, com o passar do tempo, o interesse e o prazer pela leitura de modo a contribuir tanto para a aprendizagem quanto e, principalmente, para a formação de sua personalidade. Enfim, podemos dizer que a contribuição dos contos de fada no desenvolvimento das crianças, jovens (e porque não dos adultos?) nos âmbitos social, emocional e cognitivo é vital e que, de certa maneira, determina a forma como o adulto se relaciona com o mundo, com os outros. Desse modo, ressaltamos que por meio das estórias infantis, as crianças têm a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Raquel Assis da; OLIVEIRA, Naldo Bruna Brunno Eliza; SILVA, LUIS CARLOS LEMOS DA. A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS E DOS CONTOS DE FADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28725-A-IMPORTANCIA-DAS-HISTORIAS-E-DOS-CONTOS-DE-FADA-NA-EDUCACAO-DE-CRIANCAS-E-JOVENS. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes