RAINHA DA COCADA: CORPO, MODA, E GASTRONOMIA NA TEVÊ

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
RAINHA DA COCADA: CORPO, MODA, E GASTRONOMIA NA TEVÊ
Autores
  • cristina gomes freire
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28718-RAINHA-DA-COCADA--CORPO-MODA-E-GASTRONOMIA-NA-TEVE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Televisão, Corpo, Moda, Chefe de Cozinha, Mídia, Semiótica
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar como os corpos que estão fora do padrão midiático vem sendo apresentados na televisão brasileira, em específico no programa de confeitaria Rainha da Cocada, do canal fechado GNT. O estudo deseja compreender como a figura da apresentadora e chef pâtissière, Raíza Costa, seus pratos e a narrativa do show comunicam moda e estilo de vida. O artigo visa analisar os significados construídos em torno da figura dos chefes de cozinha e como esses valores são comunicados na mídia de massa. Tal interesse se justifica pois sabemos que a cozinha, o ato de preparar alimentos e comê-los funcionam como formas de expressão do social e hoje, a figura do chefe vem sendo reconhecida como uma posição de sucesso e de glamour. Muito disso se deve aos inúmeros programas de culinária existentes na televisão brasileira e também no estrangeiro, que estão presentes diariamente na programação dos canais. A figura do chefe midiatizado, que prescreve aos telespectadores receitas, é inspiradora. O chefe expressa personalidade, poder e irreverência na sua atuação na cozinha. Este profissional adota um papel de desenvolver no público um saber fazer, que perpassa as vias da manipulação via apelo estético, o desenvolvimento de competências, a performance e, por fim, a sanção. Na televisão, a sanção é somente estética, o que limita o julgamento de quem assiste. Em suas cozinhas, anônimos viram chefes e replicam pratos com base nas competências aprendidas nos cooking shows. Nas redes sociais, os avatares dos anônimos compartilham receitas e apresentam pratos, que passam pelo crivo estético, assim como na tevê. Em suas mesas, o sabor é então avaliado e sancionado pelos comensais: a sanção do sabor. Nesse processo de aquisição e compartilhamento de competências, o objeto de valor perseguido, além do saber cozinhar é o saber receber, adornar, afirmar-se e posicionar-se socialmente. Todas essas competências são detalhadas ao longo das narrativas televisivas e são realizadas nas casas dos telespectadores. Para detalhar a análise, o trabalho usará como base o primeiro episódio da temporada 1 para um estudo do percurso gerativo do sentido, tendo como orientação a semiótica francesa de Algirdas Julien Greimas e os textos semióticos de moda e comunicação de Ana Claudia de Oliveira e Kathia Castilho. Como breve conclusão, o episódio constrói um modo de cozinhar e um modo de viver para os telespectadores, que harmoniza em sincretismos de linguagens, ingredientes, humor, moda e design e abre espaço para uma estética própria no ambiente midiático, que pode ser perseguida pelos telespectadores.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FREIRE, cristina gomes. RAINHA DA COCADA: CORPO, MODA, E GASTRONOMIA NA TEVÊ.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28718-RAINHA-DA-COCADA--CORPO-MODA-E-GASTRONOMIA-NA-TEVE. Acesso em: 18/04/2024

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