ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS E O SIGNIFICADO DE ABRIGO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA AMBIENTAL

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS E O SIGNIFICADO DE ABRIGO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
Autores
  • LISA NAIRA RODRIGUES DE SOUSA
  • cynthia de Holanda Sousa Matos
  • ANTONIO ENEIAS FERREIRA UCHOA
  • Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco
  • Sylvia Cavalcante
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28672-ADOLESCENTES-INSTITUCIONALIZADOS-E-O-SIGNIFICADO-DE-ABRIGO--UM-OLHAR-DA-PSICOLOGIA-AMBIENTAL
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
adolescentes institucionalizados, psicologia ambiental, vinculação afetiva.
Resumo
O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura que compõe uma pesquisa de mestrado, em andamento, em Psicologia. Pretende-se investigar qual significado do abrigo, enquanto espaço sócio-fisico, para os adolescentes institucionalizados. Embora ainda seja corriqueiramente utilizado o termo “abrigo” para designar estas instituições, ele vem sendo substituído pela expressão “acolhimento institucional”, conforme descrito no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direto de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Os estudos que discorrem sobre experiências ambientais de acolhimento institucional, na perspectiva dos próprios adolescentes, ainda são escassos na literatura. Compreende-se, pois a necessidade de um aprofundamento desse debate com foco no espaço sócio-físico do ambiente institucional, bem como na construção da vinculação afetiva dos adolescentes institucionalizados com o lugar. A pesquisa consistirá em um estudo qualitativo com enfoque etnográfico, utilizaremos como campo empírico uma Instituição de Acolhimento que possui 15 adolescentes do sexo masculino em situação de acolhimento institucional, os mesmos estão em uma faixa etária que vai dos 12 aos 15 anos de idade. Serão realizadas entrevistas a partir de um roteiro com perguntas abertas, além disso, utilizaremos a observação participante de uma das pesquisadoras, bem como um diário de campo, usado como recurso auxiliar. Todas as entrevistas serão gravadas e transcritas, posteriormente elas serão analisadas com base no modelo de Bardin (2011). Apesar, de a Psicologia Ambiental (PA) ser uma disciplina pouco explorada no meio acadêmico, seu campo de estudo é vasto e relevante, exatamente por estudar a relação do homem com o ambiente sócio-físico e por compreender as atitudes e seus comportamentos ambientais. Para os adolescentes institucionalizados esse contexto ambiental onde passam a viver pode levar a uma série de mudanças comportamentais, sociais, psíquicas e ambientais. Com isso a instituição de acolhimento pode se tornar um ambiente importante para os adolescentes, diante dos traumas causados pela separação da família e danos sofridos pela negligência da mesma. Para um adolescente institucionalizado é preciso que ele se sinta seguro e confortável para isso ser adquirido e transformado. A PA é também uma grande responsável para a melhoria tanto na edificação quanto na conservação dos espaços, beneficiando o convívio entre as pessoas, seja no ambiente familiar, educacional, organizacional ou urbano, o ambiente além de ser o cenário das nossas vidas, representa um estímulo abarcante e ao mesmo tempo avassalador. Diante disso, falar de afetividade nos faz retratar o significado de apego ao lugar, definido, pois, como o vínculo emocional firmado com cenários físicos, envolvendo sentimentos derivados da experiência espacial real ou esperada. Nesse sentido os laços afetivos e o apego a instituição crescem quando são bem trabalhados possibilitando um amadurecimento da personalidade dos adolescentes, promovendo o bem estar e a transformação social dos mesmos. Esse aspecto nos leva a assegurar o quanto é importante para o adolescente ter uma aproximação afetiva com um profissional da instituição, a fim de que dessa forma possamos proporcionar relações entre o ambiente em que ele vive e futuramente o que passará a viver, assegurando assim uma autonomia saudável.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOUSA, LISA NAIRA RODRIGUES DE et al.. ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS E O SIGNIFICADO DE ABRIGO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA AMBIENTAL.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28672-ADOLESCENTES-INSTITUCIONALIZADOS-E-O-SIGNIFICADO-DE-ABRIGO--UM-OLHAR-DA-PSICOLOGIA-AMBIENTAL. Acesso em: 29/03/2024

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