SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autores
  • Paulo Arthur Moreira Cordeiro
  • Anairtes Martins de Melo
  • Fabia Azambuja Pereira Salviano
  • Ana Maria de Carvalho
  • Asahel Barros de Souza
Modalidade
Projeto Interdisciplinar
Área temática
Fisioterapia
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28647-SITUACAO-PROFISSIONAL-DE-EGRESSOS-DO-CURSO-DE-FISIOTERAPIA-DE-UMA-INSTITUICAO-DE-ENSINO-SUPERIOR
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Egressos. Fisioterapia. Atuação Profissional.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Fisioterapia surgiu no Brasil em 1929, com a criação do primeiro curso de técnico na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em seguida no Hospital das Clínicas, iniciando-se, em 1951. O principal motivo da atuação da Fisioterapia foi a grande incidência de poliomielite no Brasil, na década de 1950, como consequência, a quantidade de pessoas com sequelas motoras e lesão por acidente de trabalho. Atualmente no Brasil existem 487 cursos de Fisioterapia. Dentro do curso de Fisioterapia existem estudos fundamentais para que o profissional possa exercer suas ações nas áreas de Biologia, Ciências Morfológicas e Fisiológicas, Patológicas, Bioquímicas, Biofísicas, Biomecânicas, Cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais. Ao final da formação acadêmica o profissional fisioterapeuta terá recebido uma formação generalista, crítica, reflexiva sendo desenvolvidas as competências de atenção de saúde, tomada de decisões e comunicação além da capacidade de liderança, administração e gerenciamento profissional e educação permanente. Os fisioterapeutas no mercado de trabalho buscam um perfil de acordo com o contexto macroeconômico e com as ações em saúde que se expandem, dependendo também da época e da região em que se encontram. OBJETIVO: Identificar a situação profissional de egressos do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior particular de Fortaleza Ceará. METODOLOGIA: Estudo com abordagem quantitativa do tipo descritiva e transversal. A população deste estudo se refere a egressos do Curso de Fisioterapia da FANOR DeVry Brasil, cuja formação foi concluída durante os anos de 2008 a 2013. Foram incluídos os graduados atuantes na área de Fisioterapia que responderam ao instrumento da pesquisa enviado por correio eletrônico. O processo de coleta de dados se deu através do envio por e-mail de um questionário semi estruturado adaptado com base na pesquisa de Medeiros e Gonçalves (2009) contendo perguntas relacionadas a informações sobre modalidade de emprego, jornada de trabalho, rendimentos mensais, local de trabalho, e ainda meio utilizado para a conquista do primeiro emprego, tempo de inserção no mercado de trabalho após sua formação e cursos realizados após sua graduação. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza com o número do parecer 1.032.962. RESULTADOS: Do total de 285 e-mails enviados obteve-se 57 respondentes, correspondendo a 20% da população do estudo. Ressalta-se que 94,7% dos respondentes são profissionais que atuam como fisioterapeutas nas modalidades de profissionais autônomos ou com vínculo empregatício possuindo carteira assinada. A carga horária trabalhada correspondeu de 10 a 65 horas semanais e os rendimentos brutos mensais, de R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00 em 37% da amostra. Quanto ao local de trabalho evidenciou-se que 50,9% (n=28) realizam atendimentos particulares ou em empresas de Home Care. Quanto à conquista do primeiro emprego na área de Fisioterapia, 67,3% (n=37) conseguiram por indicação de terceiros, amigos, profissionais, professores enquanto 38,2% (n=21) foram buscar por conta própria, vontade e determinação de tentar sozinho. Em relação ao tempo de inserção no mercado, 30,9% (n=17) conseguiram colocação imediata e 32,7% (n=18) no tempo de até 6 meses após sua graduação. Na pergunta sobre a realização de cursos após sua graduação enfatiza-se que 94,4% cursaram Aperfeiçoamento/ Especialização/ Pós-Graduação, enquanto 5,6% Mestrado e 1,9% Doutorado. CONCLUSÃO: Infere-se neste estudo que a identificação da situação profissional de egressos de Fisioterapia nos indica uma boa inserção no mercado de trabalho, com alto índice de busca aos cursos de aprimoramento levando-nos a remeter que estes profissionais buscam o aperfeiçoamento na área em que trabalham por interesse em progredir na carreira.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CORDEIRO, Paulo Arthur Moreira et al.. SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28647-SITUACAO-PROFISSIONAL-DE-EGRESSOS-DO-CURSO-DE-FISIOTERAPIA-DE-UMA-INSTITUICAO-DE-ENSINO-SUPERIOR. Acesso em: 18/04/2024

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