RETRATOS DO BRASIL: FORMA LITERÁRIA E PROCESSO SOCIAL EM SCHWARZ, ANDRADE E BUARQUE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
RETRATOS DO BRASIL: FORMA LITERÁRIA E PROCESSO SOCIAL EM SCHWARZ, ANDRADE E BUARQUE
Autores
  • Renato Victor Lira Brito
  • Allana Lígia Macêdo Fraga
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Letras
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28609-RETRATOS-DO-BRASIL--FORMA-LITERARIA-E-PROCESSO-SOCIAL-EM-SCHWARZ-ANDRADE-E-BUARQUE
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Forma Literária, Processo Social, Schwarz, Andrade, Buarque.
Resumo
Este artigo apresenta uma análise comparativa da obra de três intelectuais da cultura brasileira, Roberto Schwarz, Mário de Andrade e Chico Buarque de Holanda, tendo como eixo a relação entre forma literária e processo histórico para traçar retratos de momentos diferentes do Brasil. Em Schwarz temos a conceituação da análise marxista dos reflexos dos conflitos sociais e luta de classes na literatura brasileira a partir da obra machadiana, realçando a convivência conflituosa entre o ideário liberal-burguês europeu e a realidade escravagista e clientelista do Brasil. Representando um desejo não só de transformação e inovação literária, mas também social, como consequência indireta da Primeira Guerra Mundial e da propagação dos conhecimentos antropológicos, a obra de Mário de Andrade e a Semana da Arte Moderna, de 1922, apresentam uma nova fase na arte brasileira, de gestação de uma visão triunfalista do atraso brasileiro. Chico Buarque, nesse ínterim, dá voz à cisão política e literária oriunda do golpe de 1964 e, na mesma medida, se projeta como arauto das ilusões perdidas em relação à globalização, e o seu impacto na redemocratização, e os (des) caminhos da democracia no século XXI. Enquanto no primeiro momento há a tentativa - lograda com êxito - machadiana de representar a coexistência, entre as ideologias liberais e burguesas e, em contrapartida, a realidade escravagista brasileira, buscando entrar em congruência com os movimentos artísticos estrangeiros, no segundo momento, há a tentativa modernista de criação de uma identidade nacional a partir da transformação do suposto atraso da sociedade em algo que salientasse a superioridade da cultura brasileira como tal. O terceiro momento representa uma ponte entre a cisão que houve durante o regime militar e as consequências de tal acontecimento na construção de uma identidade contemporânea. A obra de Buarque é ressaltada como a representação do caos causado por uma redemocratização peculiar, apontando que o regime autoritário acabou originando um tipo de reversão na evolução cultural – enquanto artística, política, histórica e social – brasileira e também um processo de descivilização, no qual há um sentimento de vazio nas esferas da sociedade citadas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

BRITO, Renato Victor Lira; FRAGA, Allana Lígia Macêdo. RETRATOS DO BRASIL: FORMA LITERÁRIA E PROCESSO SOCIAL EM SCHWARZ, ANDRADE E BUARQUE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28609-RETRATOS-DO-BRASIL--FORMA-LITERARIA-E-PROCESSO-SOCIAL-EM-SCHWARZ-ANDRADE-E-BUARQUE. Acesso em: 29/03/2024

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