PERSPECTIVAS DO DESIGN DA INFORMAÇÃO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS IMPRESSOS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | Fanor
Título do Trabalho
PERSPECTIVAS DO DESIGN DA INFORMAÇÃO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS IMPRESSOS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Autores
  • Ranielder Fábio de Freitas
  • Hans da Nóbrega Waechter
  • Fabiele do Amaral Beck
  • priscila medeiros camelo
  • cynthia de Holanda Sousa Matos
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Design
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28566-PERSPECTIVAS-DO-DESIGN-DA-INFORMACAO-ACERCA-DO-DESENVOLVIMENTO-DE-MATERIAIS-EDUCATIVOS-IMPRESSOS-POR-PROFISSIONAIS
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Design; impressos; saúde.
Resumo
Na área da Saúde, os Materiais Educativos Impressos (MEIs), tais como gibis, folders, jogos de tabuleiro, cartilhas, álbum seriado, etc. – apresentam impacto em temáticas diversas, tais como: controle da hipertensão arterial, promoção de saúde para gestantes, prevenção às DST/Aids, tratamento do câncer de mama, autocuidado da mulher, exame do câncer ginecológico, cuidado de adolescentes vítimas de violência sexual, entre outros. Como desdobramento de estudo realizado acerca do processo de comunicação em materiais impressos para promoção da saúde, este estudo, em andamento, tem como objetivo categorizar os tipos de estudos relacionados ao processo de desenvolvimento destes materiais por profissionais de saúde para a Promoção da Saúde no Brasil. A metodologia de Revisão Integrativa possibilitou a categorização dos tipos de estudos e objetivos gerais divididos em dois grupos: Análise e percepção dos MEIs; e, Elaboração e validação de MEIs. Essa abordagem proporcionou um entendimento inicial do que os pesquisadores da saúde entendem sobre os princípios do design e como isso é abordado. Dessa maneira, são discutidos aspectos sobre pontos de interesses como: estrutura e formatação, conteúdo, formato e apresentação, linguagem e ilustrações. Além de instrumentos de validação de conteúdo. É importante frisar que alguns desses aspectos são intrinsicamente ligados a teoria e prática do design, no entanto, eles são abordados com ausência desse referencial e com caráter superficial de juízo de valor, como evidenciado em vários estudos mapeados. Frente ao cenário apresentado, percebe-se a boa-intencionalidade da área da saúde em contribuir para elaboração de MEIs com finalidades diversas. No entanto, ainda carece de uma abordagem projetual mais concisa, assim como uma sensibilidade dos profissionais da saúde na adoção de diretrizes norteadoras do design. Dessa forma, no desenvolvimento de um MEI, a equipe de criação deve-se fundamentar na narrativa da dimensão social, econômica e cultural do contexto originador da necessidade, em paralelo a metodologias validadoras dos princípios do design, destacando aqui, os pertinentes ao Design da Informação, e, campos de interseção.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FREITAS, Ranielder Fábio de et al.. PERSPECTIVAS DO DESIGN DA INFORMAÇÃO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS IMPRESSOS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28566-PERSPECTIVAS-DO-DESIGN-DA-INFORMACAO-ACERCA-DO-DESENVOLVIMENTO-DE-MATERIAIS-EDUCATIVOS-IMPRESSOS-POR-PROFISSIONAIS. Acesso em: 26/04/2024

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