VIABILIDADE DE DIRIGÍVEIS NO TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E NÃO CONVENCIONAIS E A SUA UTILIZAÇÃO NA MONTAGEM DE INFRAESTRUTURA COM CARGAS VOLUMOSAS.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | ÁREA1
Título do Trabalho
VIABILIDADE DE DIRIGÍVEIS NO TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E NÃO CONVENCIONAIS E A SUA UTILIZAÇÃO NA MONTAGEM DE INFRAESTRUTURA COM CARGAS VOLUMOSAS.
Autores
  • Carla Bispo Mendes
  • Roberto Musser
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Engenharia de Produção
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28505-VIABILIDADE-DE-DIRIGIVEIS-NO-TRANSPORTE-DE-CARGAS-ESPECIAIS-E-NAO-CONVENCIONAIS-E-A-SUA-UTILIZACAO-NA-MONTAGEM-DE-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Infraesturutra. Transporte. Dirigível. Logística.
Resumo
O processo de transporte de cargas especiais de um ponto de partida até o destino final é um verdadeiro transtorno, não só por conta da precariedade das estradas, mas também, por conta das deficiências logísticas existentes principalmente nas regiões Norte e Nordeste (A região nordeste que evidencia uma importância econômica, contudo, tem carência de acessibilidade e infraestrutura e a região norte possui uma quantidade reduzida de rodovias (IBGE, 2013)), como demonstrado no mapa logístico do Brasil apresentado pelo IBGE (2005). Acrescenta-se a isso outros fatores como depreciação do asfalto, restrição de horário para a circulação nas rodovias, falta de portos adequados, operações de cabotagem deficientes, índices de acidentes elevados, dentre outros. E muitas das demandas mais exigentes atualmente impõem a entrega de componente volumosos em locais de difícil acesso, como é o caso de torres de geração eólica ou de linhas de transmissão de redes elétricas de alta tensão. Este projeto de dissertação tem como objetivo apresentar os dirigíveis como um modal logístico capaz de superar os obstáculos existentes para transporte de componentes de grande volume para locais inóspitos, com vantagens competitivas importantes, principalmente em função da capacidade de também realizar atividades concomitantes de montagem. A única opção disponível para tanto, atualmente, são os helicópteros, com custos operacionais muito mais altos e capacidade limitada, no tempo, de operação estável para montagens. A abordagem metodológica se pautará na revisão bibliográfica, na pesquisa de campo, em entrevistas relevantes relacionadas à questão logística dos transportes convencionais, para a comparação ao transporte por dirigível e em testes laboratoriais para validação do conceito, em que caberá maior atenção para o sucesso do projeto. Desta forma, espera-se alcançar com o estudo a análise da viabilidade de um novo modal de transporte e uma nova metodologia no transporte de cargas especiais e não convencionais e a montagem de infraestrutura de cargas volumosas, na qual as cargas especiais são consideradas especiais quando não se enquadram nas resoluções 12/98 e 68/98 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

MENDES, Carla Bispo; MUSSER, Roberto. VIABILIDADE DE DIRIGÍVEIS NO TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E NÃO CONVENCIONAIS E A SUA UTILIZAÇÃO NA MONTAGEM DE INFRAESTRUTURA COM CARGAS VOLUMOSAS... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28505-VIABILIDADE-DE-DIRIGIVEIS-NO-TRANSPORTE-DE-CARGAS-ESPECIAIS-E-NAO-CONVENCIONAIS-E-A-SUA-UTILIZACAO-NA-MONTAGEM-DE-. Acesso em: 19/04/2024

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