LOGÍSTICA REVERSA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS: UM ESTUDO DA LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA UNIDAS MERCEDES-BENZ

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
LOGÍSTICA REVERSA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS: UM ESTUDO DA LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA UNIDAS MERCEDES-BENZ
Autores
  • Edilon Mendes Nunes
  • jose marcos constantino dos santos
  • Smith Narciso da Silva
  • Allysson Araújo Castro Salles
  • Katiusca de Araújo Ferreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Logística
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28448-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS-AUTOMOTIVAS--UM-ESTUDO-DA-LOGISTICA-REVERSA-NA-EMPRESA-UNIDAS-MERCEDES-BENZ
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Logística Reversa. Baterias. Reciclagem. Resíduos Sólidos.
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa interdisciplinar sobre Logística Reversa (LR). O processo da Logística Reversa inicia-se a partir do ponto final da logística tradicional, sendo considerado assim como mais um elemento que auxilia no desenvolvimento sustentável do planeta e da economia, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de novas matérias-primas. As baterias quando descartadas de forma incorreta podem trazer sérios danos à saúde, pois o chumbo ácido contido na bateria contém o ácido sulfúrico e este ácido é altamente corrosivo e tóxico e pode provocar queimaduras químicas graves na pele e nos olhos e até mesmo o câncer. O aumento do poder de consumo da população brasileira e a existência de problemas infraestruturas no transporte público interno tem proporcionado um aumento nas quantidades adquiridas de veículos automotivos e consequentemente no número de baterias automotivas. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automoves (ANFAVEA) revelam que em 2013 foram produzidos 3,8 milhões de veículos automotivos, que representam um aumento de 8,5% em relação ao ano de 2012. Em 2008, o Brasil atingiu 99,5% de reciclagem das baterias de chumbo-ácido. Como o Brasil não é autossuficiente em chumbo é preciso importar cerca de 40% dele, e a procura pelo reciclado é muito grande. O objetivo da pesquisa foi identificar como se dá o processo de LR das baterias automotivas na Unidas Mercedes-Benz, em João Pessoa. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece que pilhas e baterias usadas que contenham chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos devem ser entregues aos que as comercializam ou às redes de assistência técnica autorizada, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem, diretamente ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada. Trata-se de um estudo de caso exploratória e descritivo, onde foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental e registro fotográfico. Além disso, foram realizadas pelo menos duas visitas à empresa, com observação sistemática. A empresa pratica várias ações de LR, não apenas com as baterias, mas com os pneus, os plásticos, papéis e papelões, a madeira dos pallets e os óleos lubrificantes. No que tange ao processo das baterias: O processo inicia-se através da venda para pessoas físicas e jurídicas. Segundo o CONAMA, o cliente é obrigado a deixar a bateria inservível na loja no ato da compra. É perceptível que o principal fator para a devolução da bateria por parte do cliente seja econômico, visto que o desconto gera uma redução de custos considerável para o cliente. Cerca de 98% dos casos os cliente deixam a bateria inservível na compra de uma nova. Quando uma bateria apresenta defeito de fabricação, denominada de “bateria em garantia”, é feita a coleta no local em que o cliente encontra-se. É feito um laudo situacional dessa bateria, caso o laudo confirme que seja defeito de fábrica, o cliente recebe outra em reposição a sua. Estas baterias são armazenadas em pallets separadamente das sucatas inservíveis, pois serão enviadas à fábrica para análises e, posteriormente a empresa recebe crédito para novas compras ou reenvio da mesma quantidade em espécie. A empresa estoca as sucatas inservíveis. Depois de coletar e armazenar as sucatas e baterias em garantia é realizada a coleta por uma empresa terceirizada. O volume é pesado e o caminhão envelopado e selado. A partir de então, parte-se para a etapa de trituração, separação dos materiais, na indústria, para serem reutilizados ou descartados da forma devida. Desta forma, a empresa desenvolve ações de LR e possui certificação de qualidade ambiental, contribuindo para a conscientização e incentivando a preservação ambiental e a melhoria das condições sociais de vida.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

NUNES, Edilon Mendes et al.. LOGÍSTICA REVERSA DE BATERIAS AUTOMOTIVAS: UM ESTUDO DA LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA UNIDAS MERCEDES-BENZ.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28448-LOGISTICA-REVERSA-DE-BATERIAS-AUTOMOTIVAS--UM-ESTUDO-DA-LOGISTICA-REVERSA-NA-EMPRESA-UNIDAS-MERCEDES-BENZ. Acesso em: 16/04/2024

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