INTRAEMPREENDEDORISMO E CULTURA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NA LS AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, EM JOÃO PESSOA – PB

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade DeVry João Pessoa
Título do Trabalho
INTRAEMPREENDEDORISMO E CULTURA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NA LS AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, EM JOÃO PESSOA – PB
Autores
  • Edilon Mendes Nunes
Modalidade
Artigo
Área temática
Administração
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28446-INTRAEMPREENDEDORISMO-E-CULTURA-ORGANIZACIONAL-EM-EMPRESAS-FAMILIARES--UM-ESTUDO-DE-CASO-NA-LS-AR-CONDICIONADO-AUT
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Cultura Intraempreendedora. Empresas Familiares. Crise de Gestão. Gestão de Crises.
Resumo
Este estudo trata da análise da Cultura Organizacional da LS Ar Condicionado Automotivo, sob a perspectiva do Intraempreendedorismo. Neste sentido, buscou-se discutir a importância da cultura intraempreendedora para empresas familiares no sentido de prevenir crises de gestão e viabilizar o gerenciamento destas, pois à medida que funcionários podem expressar ideias sem medo do erro e do fracasso, estas ideias podem originar soluções para problemas existentes ou futuros. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e exploratória com aplicação de questionário estruturado com os funcionários para identificar a sua percepção quanto à cultura da empresa, assim como entrevista semiestruturada com os gestores sobre cultura e crise organizacional. Além disso, utilizou-se o modelo de gestão de empresas empreendedoras do Instituto Brasileiro de Intraempreendedorismo (IBIE). A ideia do intraempreendedorismo surgiu na década de 1970 e, apenas a partir de 2005 intensificou-se uma produção literária sobre o assunto. De acordo com Longenecker e Schoen (1975), os três principais componentes do intraempreendedorismo são: inovação, autonomia e propensão a correr riscos. Nada acontece sem pessoas empreendedoras, com visão e disposição para mudar as coisas. O empreendedor é inquieto, percebe coisas erradas ou que podem ser melhoradas e parte para a ação (PERSONA, 2008). As organizações empreendedoras são aquelas que buscam por melhorias contínuas e sabem que para sobreviverem nesse mercado competitivo, tem que inovar e algumas vezes até se reinventar. Segundo Drucker (2003, p. 200), “as empresas de hoje, especialmente as grandes, simplesmente não sobreviverão neste período de rápida mudança e inovação a não ser que adquiram uma competência empreendedora”. Há empresas que estimulam o empreendedorismo e a inovação, em amplo sentido, entre seus colaboradores e isso tem trazido ótimos resultados. Muitas vezes há uma grande economia quando a própria equipe busca soluções para problemas de produção, por exemplo, trazendo ideias inovadoras que, se fossem desenvolvidas por uma consultoria externa, custariam caro para serem viabilizadas (PERSONA, 2008). Estamos tratando de recursos, de custos e, desta forma, é mais barato para a empresa incentivar seus colaboradores a serem criativos do que contratar serviços terceirizados para resolverem problemas em determinados setores da organização. Os resultados apontam que a cultura da empresa é “Medianamente Intraempreendedora”, sendo necessários ajustes no modelo de gestão adotado e na forma como gerenciam alguns de seus processos com vistas a evitar o surgimento de crises ou gerenciá-las da melhor forma possível. A LS Ar condicionado Automotivo é uma empresa que tem cinco anos de existência e que está na sua fase de crescimento. Para prosseguir se faz necessária a definição e implementação de planos estratégicos e operacionais, além da revisão das formas de gerenciar e tratar o grupo de funcionários. Incentivar a participação e autonomia dos colaboradores e, desta forma, preparar-se para possíveis crises, é fundamental. Com uma cultura medianamente intraempreendedora, segundo a percepção dos funcionários, os gestores devem estar atentos a cada um dos critérios (comunicação, processo decisório, incentivos/motivação entre outros) para que possam atender à demanda existente, sanar os possíveis problemas e potencializar o que já é positivo. Sabendo e reconhecendo que os humanos são os principais ativos organizacionais e, se os anseios individuais e retribuições organizacionais estiverem alinhados, não haverá dúvida de que todos se sentirão estimulados a inovar, a dar ideias e implementá-las fazendo com que, no fim das contas, todos sejam recompensados e satisfeitos em suas necessidades. * Participam também da pesquisa e construção do relatório final os alunos Daniel Bernardo de Aguiar Gondim, Hellen Karoline dos Santos Silvestre, Kércia Kadígina Brito de Oliveira e Layon Lins Guedes Alcoforado.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

NUNES, Edilon Mendes. INTRAEMPREENDEDORISMO E CULTURA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO NA LS AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO, EM JOÃO PESSOA – PB.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28446-INTRAEMPREENDEDORISMO-E-CULTURA-ORGANIZACIONAL-EM-EMPRESAS-FAMILIARES--UM-ESTUDO-DE-CASO-NA-LS-AR-CONDICIONADO-AUT. Acesso em: 25/04/2024

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