DESENVOLVIMENTO DE UMA BOLSA MASCULINA SEGUNDO A METODOLOGIA DE LÖBACH

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DE UMA BOLSA MASCULINA SEGUNDO A METODOLOGIA DE LÖBACH
Autores
  • Guilherme Mendes Cahú Costa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Design
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28439-DESENVOLVIMENTO-DE-UMA-BOLSA-MASCULINA-SEGUNDO-A-METODOLOGIA-DE-LOBACH
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Lobach, Metodologia, Acessório, Design de Produto, Bolsa Masculina
Resumo
As bolsas masculinas presentes no mercado e que suprem as necessidades de conforto e organização são comumente caras, algumas sendo produtos para segmentos específicos (como fotógrafos ou ciclistas) ou itens de luxo. Para as classes sociais mais baixas como C e D, especialmente compostas por estudantes e profissionais autônomos, os artefatos desse tipo, considerados de mobilidade urbana, proporcionam apenas nível de conforto razoável enquanto deixam de atender as necessidades mais importantes de seus usuários. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma bolsa confortável e com funções práticas que facilitem a vida dos usuários (como a presença de divisórias e bolsos internos corretamente localizados e dimensionados) ao invés de ter itens arbitrariamente inseridos no projeto, sem estudo, análise ou teste, além de estar no nível de aquisição das classes C e D. Ela deve atender as necessidades dos usuários, comumente ignoradas pelos produtores e a precificação deve ser estratégica para as classes C e D sem prejudicar a qualidade do produto. Estamos utilizando a metodologia de desenvolvimento de produtos do designer alemão Bernd Löbach adaptada conforme os passos básicos da metodologia de design elaborados por Karl T. Ulrich, designer e professor da Universidade da Pensilvânia, e com algumas das etapas removidas por não julgarmos necessárias no desenvolvimento desse projeto. Os passos principais para a execução são: (1) Perceber problema/oportunidade, (2) Definir problema, (3) Preparação/pesquisa, (4) Exploração de alternativas, (5) Seleção de um plano a ser executado, (6) Realização do plano. Dos resultados preliminares, temos: na pesquisa de mercado, 50% dos entrevistados estão entre os 24 a 30 anos. Mais da metade pertence às classes C e D juntas. 70% é estudande e/ou está desempregada e, dos estudantes, 75% cursa o nível superior. Existe grande demanda para a organização de itens pequenos na bolsa (canetas, carregadores, chaves, moedas, etc) e, sobre o conforto, 45% considera bom e 55% razoável, o que indica que a utilização é mais por necessidade prática e que o luxo do conforto é atributo geralmente sacrificado, talvez por causa do preço. Ao todo foram listadas 29 necessidades organizadas em três categorias principais: (1) o conteúdo da bolsa deve ser bem preservado, (2) ela deve ser confortável e versáril para segurar e carregar e (3) deve ter bolsos e compartimentos específicos para diferentes itens. Na condução da pesquisa, notamos que a demanda por produtos que supram as principais necessidades dos usuários é certamente real, embora negligenciada. O desenvolvimento e precificação estratégica somados à reconfiguração da curva de valor do produto mostram-se como as principais soluções para o desenvolvimento de um artefato voltado às classes C e D, como a bolsa em questão. Eis a estratégia que notamos ser necessária aplicar.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

COSTA, Guilherme Mendes Cahú. DESENVOLVIMENTO DE UMA BOLSA MASCULINA SEGUNDO A METODOLOGIA DE LÖBACH.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28439-DESENVOLVIMENTO-DE-UMA-BOLSA-MASCULINA-SEGUNDO-A-METODOLOGIA-DE-LOBACH. Acesso em: 27/04/2024

Even3 Publicacoes