DA SOMBRA DA COZINHA AO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E O PAPEL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Publicado em 16/05/2016 - ISSN: 2238-2208

Campus
DeVry | FBV
Título do Trabalho
DA SOMBRA DA COZINHA AO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E O PAPEL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Autores
  • Isaura Mattôso Gouveia
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
Direito
Data de Publicação
16/05/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/28311-DA-SOMBRA-DA-COZINHA-AO-MERCADO-DE-TRABALHO--UMA-ANALISE-ACERCA-DA-CONCRETIZACAO-DOS-DIREITOS-DA-MULHER-E-O-PAPEL-
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
Mulher, Gênero, Discriminação, Direito
Resumo
O presente projeto consiste numa abordagem geral a cerca da saída da mulher, da quase ausência de direitos para a conquista do mercado de trabalho, atingindo o ápice na concretização de seus direitos e na execução do papel de empreendedora e de alta executiva. Abordando os diversos tipos de trabalhos exercidos pela mulher ao longo do tempo, no contexto internacional e nacional, chegando por fim na realidade atual de nosso país. O projeto possui como objetivo conhecer a fundo a trajetória da mulher no mundo do trabalho desde meados do século XIX até os dias atuais de forma a conhecer melhor os fatores que a levaram a trabalhar. Este tema é de grande relevância social, acadêmica e jurídica, quando busca entender de forma aprofundada o caminho percorrido pela mulher até o alcance de uma legislação protecionista, mas que necessita de constante aperfeiçoamento, para atingir sua grande meta, qual seja, a igualdade de tratamento no trabalho, principalmente no âmbito salarial e de suas relações. Através desta pesquisa científica, objetiva-se abordar os seguintes subtemas: os fatores que determinaram a entrada ou a saída da mulher no mercado de trabalho e a influência da família nessa escolha; a quebra do paradigma patriarcal resultante do ingresso da mulher no mercado e as contribuições dos movimentos feministas para esse fenômeno; o surgimento de legislações (da CLT à PEC das domésticas, passando por Tratados Internacionais e Convenções) que protegem o trabalho da mulher, resultado de lutas da classe proletária; o trabalho doméstico, como exemplo de trabalho que não exige uma maior qualificação, considerado a principal fonte de absorção da mão-de-obra feminina no passado, em contraponto com a tendência atual pela busca de qualificação, indicando o desejo por assumir cargos antes ocupados exclusivamente por homens; a precarização do trabalho doméstico e o reconhecimento trazido pela PEC; a inserção da mulher no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo feminino e como essa empreendedora/ empregadora pode contribuir para melhores condições de trabalho e para a qualidade de vida de sua empregada, através da busca pela igualdade no ambiente de trabalho. Dessa forma, evidencia-se a relevância social, acadêmica e jurídica desse projeto, no sentido de que, estudar a fundo o caminho percorrido pelas mulheres no âmbito do trabalho é valorizar sua luta por direitos ao longo da história, pois se hoje há uma série de direitos que contemplam a atuação feminina no mercado é devido à ação de diversas mulheres que no passado, tiveram forças para enfrentar todos os tipos de adversidades e com isso garantir o mínimo de condições para se trabalhar. Essas lutas merecem ser lembradas e as mulheres de nossos dias têm como dever, a preservação de seus direitos, como forma de manter o embate sempre vivo, reforçando os ideários das mulheres que tanto lutaram por essas conquistas.
Título do Evento
VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

GOUVEIA, Isaura Mattôso. DA SOMBRA DA COZINHA AO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DA CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER E O PAPEL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NA SOCIEDADE BRASILEIRA... In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Anais... BELÉM, CARUARU, FORTALEZA, JOÃO PESSOA, MANAUS, RECIFE, SALVADOR, SÃO LUÍS, SÃO PAULO, TERESINA: DEVRY BRASIL, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viimostradevry/28311-DA-SOMBRA-DA-COZINHA-AO-MERCADO-DE-TRABALHO--UMA-ANALISE-ACERCA-DA-CONCRETIZACAO-DOS-DIREITOS-DA-MULHER-E-O-PAPEL-. Acesso em: 26/04/2024

Even3 Publicacoes