COMO É FEITO O PSICODIAGNOSTICO EM CRIANÇAS TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
COMO É FEITO O PSICODIAGNOSTICO EM CRIANÇAS TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autores
  • ALCIELY APARECIDA REIS BARBOSA FARIAS
  • Cristiana Alves Brito
  • Cecy Maria Martins Brito
  • Fernanda Muniz Vieira
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443612-COMO-E-FEITO-O-PSICODIAGNOSTICO-EM-CRIANCAS-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA
ISSN
Palavras-Chave
Autismo. Psicodiagnóstico. Tratamento do autismo. Diagnostico autista
Resumo
Este trabalho pretende explorar como é realizado o psicodiagnóstico em crianças do transtorno do espectro autista (TEA), visto que o autismo pode ser descoberto inicialmente antes dos três anos de idade, considerado como uma síndrome comportamental, com etiologias múltiplas e curso de um transtorno de desenvolvimento, onde são manifestados prejuízo significativos na interação social, comportamentos não-verbais, dificuldades em se relacionar e comunicar com o outro. O objetivo desta pesquisa é analisar a importância do psicodiagnóstico na identificação do autismo nas crianças. Afim de aprofundar o conhecimento foi elaborado um estudo bibliográfico de artigos direcionados ao tema proposto, acerca de como é feito o psicodiagnóstico em crianças autistas. O diagnóstico possui um processo complexo que não aparece à primeira vista, devido a grande diversidade de manifestação dos sintomas de autismo, existe grande variedade de quando a criança começa a exibir cada um deles, demostrando o perfil desenvolvimental de cada criança. A identificação do autismo é estabelecida com base em uma lista de critérios comportamentais descrita em DSM-IV-TR/9 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Para que a criança seja diagnosticada com transtorno ela deve apresentar pelo menos seis da lista dos doze sintomas apresentados na DSM-IV-TR/9. Através do psicodiagnóstico precoce do autismo é possível que ocorra a intervenção terapêutica eficaz por meio da estimulação proporcionando o desenvolvimento neurológico da criança. Por se tratar de ser um diagnóstico de difícil identificação é necessário que os profissionais não especializados em diagnóstico de transtorno do espectro autista, mas que trabalhem com crianças sejam capazes de reconhecer os sintomas centrais, para encaminharem os mesmos a uma avaliação mais detalhada, conduzida por uma equipe interdisciplinar especializada, para que o diagnóstico seja comprovado e a intervenção ocorra com mais rapidez, possuindo uma maior eficácia no tratamento.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FARIAS, ALCIELY APARECIDA REIS BARBOSA et al.. COMO É FEITO O PSICODIAGNOSTICO EM CRIANÇAS TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443612-COMO-E-FEITO-O-PSICODIAGNOSTICO-EM-CRIANCAS-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA. Acesso em: 28/04/2024

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