RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO
Autores
  • Betania Maria Lopes
  • Cristina Fontes Diniz
Modalidade
Relatos de Experiência em Ensino
Área temática
Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viiisintegraufvjm/443397-residencia-pedagogica-no-contexto-de-pandemia-e-ensino-remoto
ISSN
Palavras-Chave
Ensino remoto,metodologia ativa, residência
Resumo
A residência pedagógica é um programa que visa possibilitar aos residentes durante a sua formação de curso uma experiência em sala de aula e ter uma visão de como é está dentro de um ambiente escolar. Diante de toda a trajetória vivenciada, estavamos enfrentando a pandemia, a covid-19,um momento de ensino remoto, a distância, onde possibilitou muito ao aprendizado e de como se adequar a esse momento “novo”. Com o REANP,foi necessário um bom planejamento diante do que era exigido, as elaborações das TICs foram essenciais neste período e passarão a fazer parte de todo o processo de ensino aprendizagem,como forma de interagirmos e aproximarmos dos alunos neste momento. Os trabalhos desenvolvidos com os alunos,foi na Escola Leopoldo Miranda, sob a orientação e responsabilidade da professora preceptora, onde eram analisados e assim passados para os alunos. Um grande processo para o planejamento de aula foi necessário, algo que demandou uma visão crítica de como seria colocado em prática. Muitos foram os desafios diante das necessidades de apropriação de ferramentas tecnológicas na promoção de ensino remoto. Se antes incorporar ao processo de ensino uma tecnologia poderia ser uma opção, na atualidade, o ensino acontece por meio dela. As atividades elaboradas, foram de acordo com a realidade dos alunos, sendo oferecido a eles, atividades que serão capazes de fazer . Não eram todos que tinham acesso às atividades que demandavam o acesso a internet,o que nos levava a uma preocupação maior, de pensarmos em todas as maneira de um planejamento de aula para que todos os alunos fossem contemplados com as atividades. Como já mencionado,as atividades foram trabalhadas de forma remota,para buscarmos interagir mais com os alunos utilizamos uma metodologia ativa, com o propósito de despertar os interesses dos alunos que por sinal também se encontram com dificuldades. Nós residentes tivemos a responsabilidade supervisionada, de elaborar planos de aulas e atividades com os temas selecionados. O plano de aula é elaborado através do PET (Plano Estudo Tutorado) que é utilizado por muitas escolas, neste momento de ensino remoto. É necessário cumprir adequadamente o plano para que os alunos tenham um bom desenvolvimento no que é exigido e que venha a ser aplicado. As novas tecnologias de comunicação e informação proporcionaram diferentes formas de interação na educação na escola, usamos padlet, quizz, postcad e gravações de vídeos curtos para resolução de questões e elaboração de experiências com os temas estudados em cada momento de elaboração de aula. Neste contexto, a TIC funciona como um recurso na inserção de um novo método de ensino, despertando no aluno o interesse dos assuntos abordados. A residência pedagógica é um aperfeiçoamento do estágio curricular, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica. Essa imersão contempla regência de sala de aula, uma intervenção pedagógica, acompanhado por um professor com experiência e orientando. Agradecimentos O presente trabalho foi realizado com apoio do Programa Institucional de Residência Pedagógica - RP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil, juntamente com a Escola Leopoldo Miranda-Diamantina,UFVJM
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Betania Maria; DINIZ, Cristina Fontes. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/443397-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-NO-CONTEXTO-DE-PANDEMIA-E-ENSINO-REMOTO. Acesso em: 22/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes