CONDIÇÕES DE TRABALHO DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRIVADA DE TELEMARKETING

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
CONDIÇÕES DE TRABALHO DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRIVADA DE TELEMARKETING
Autores
  • Igor Rafael Cardoso Santos
  • WESLEY DOS REIS MESQUITA
  • Carlos Filipe Delmondes Vieira
  • Vitoria Stefane Dias Rocha
  • Axel Matheus Freire Félix
  • Rannia Sthefany Corrêa Da Silva
  • DIOGO GABRIEL DARAUJO CAIRES
  • Fernanda Muniz Vieira
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442974-CONDICOES-DE-TRABALHO-DE-FUNCIONARIOS-DE-UMA-EMPRESA-PRIVADA-DE-TELEMARKETING
ISSN
Palavras-Chave
Trabalho, saúde, sobrecarga
Resumo
Alguns ambientes de trabalho são responsáveis por desencadear fatores de desconfortos, gerando transtornos futuros e contribuindo para alterações no bem estar físico e psicológico do trabalhador. No caso de operadores de telemarketing, o trabalho executado envolve muita atenção, o nível de cobrança dos supervisores é grande e não há uma estrutura adequada para amenizar a exigência mental dos funcionários. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar as condições de trabalho de funcionários de uma empresa privada de telemarketing. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado com funcionários de uma empresa privada de telemarketing na cidade de Janaúba-MG. Os funcionários responderam a um questionário on-line construído a partir do Google forms, enviado via @whatsapp, constando questões referentes aos aspectos sociodemográficos, características ocupacionais e do ambiente de trabalho. Os dados foram analisados a partir da distribuição de frequência através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows versão 25.0. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em pesquisa Do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMOC), e aprovado sob o número 4.565.404. Participaram do estudo 50 funcionários, sendo 62,0% do sexo feminino com média de idade de 22,64±6,08 anos. Em relação ao cargo exercido na empresa, a maioria trabalhava como atendente (92,0%), no turno da manhã e tarde (50,0%), com carga horária diária de seis horas (86,0%), não realizando horas extras (58,0%) e com supervisão nos postos de trabalho (94,0%). Os funcionários relataram que o trabalho apresentava ritmo acelerado (72,0%), do tipo pesado (44,0%), com sobrecarga (68,0%), pressão da chefia (94,0%) e alta exigência mental (94,0%). Além disso, 66,0% dos funcionários afirmaram ter dificuldades em expor as suas dores, 88,0% não recebiam orientações e apoio terapêutico e os Inquéritos de Complicações do Trabalho (ICT) não eram realizados com frequência (82,0%). Conclui-se que os funcionários apresentaram alta sobrecarga no trabalho, devido a pressão exercida sobre eles e a exigência mental, relatando ainda dificuldades em expor suas dores, não tendo orientações suficientes e nem apoio terapêutico, sem frequência na realização do ICT. Tais dados contribuem para melhor conhecimento da saúde dos funcionários, buscando estratégias de prevenção desses problemas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SANTOS, Igor Rafael Cardoso et al.. CONDIÇÕES DE TRABALHO DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRIVADA DE TELEMARKETING.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442974-CONDICOES-DE-TRABALHO-DE-FUNCIONARIOS-DE-UMA-EMPRESA-PRIVADA-DE-TELEMARKETING. Acesso em: 28/04/2024

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