PSICODIGNÓSTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
PSICODIGNÓSTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autores
  • Larissa Oliveira Silva
  • Vitória de Sá Lopes
  • Cleyton Araujo Mendes
  • Cecy Maria Martins Brito
  • Fernanda Muniz Vieira
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442440-PSICODIGNOSTICOS-NA-EDUCACAO-INFANTIL-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA
ISSN
Palavras-Chave
psicodiagnóstico; educação; pandemia; infantil.
Resumo
O presente estudo, tem o objetivo de atender a proposta de investigação procurando como finalidade averiguar o aumento da procura dos psicodiagnósticos na educação infantil em decorrência da pandemia que assola o mundo atualmente. A pesquisa apresentada trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual faz-se o uso de um método comparativo, consiste em investigar fatos e explicá-los de acordo suas semelhanças e diferenças. Após a leitura minuciosa de diversos artigos, aqueles que se sobressaíram foram utilizados para embasar dados para o tema proposto. Na educação infantil, que os profissionais identificaram diversas dificuldades de aprendizagem como física, social, intelectual, emocional e sensorial, assim a aprendizagem ocorre a partir de aspectos afetivos e cognitivos. Faz-se necessário dessa forma, estudar os impactos gerados pela pandemia na rede de educação infantil e a inserção do psicólogo neste contexto. Uma vez que, a educação infantil é considerada uma das etapas mais importantes do aprendizado, pois, é a qual a criança está se desenvolvendo e começando a existir fora do convívio familiar, aprendendo a ler, a interagir com outras crianças e explorando diferentes materiais e descobertas a partir de situações problemas, além disso, nesta fase a criança aprende por meio de experiências concretas, interativas e lúdicas. Diante disso, o contexto pandêmico ocasionou déficits no desenvolvimento infantil e no aprendizado, o que consequentemente aumentou consideravelmente o número de encaminhamentos para psicólogos realizarem o psicodiagnóstico, neste é possível analisar o campo relacional da criança e as influências positivas e negativas do campo familiar e escolar. Ademais no psicodiagnóstico o brincar é uma técnica de avaliação realizada, pois, a criança expressa seus sentimentos, pensamentos e conflitos. Interfere-se destarte, que a pesquisa realizada possibilitou concluir que o momento de pandemia vivenciado tem causado na educação infantil um impacto negativo no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, a atuação do psicólogo com aplicação do psicodiagnóstico auxilia na melhoria desses aspectos pois o mesmo irá avaliar os comportamentos, afim de encontrar um possível diagnóstico e aplicar as intervenções necessárias.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SILVA, Larissa Oliveira et al.. PSICODIGNÓSTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/442440-PSICODIGNOSTICOS-NA-EDUCACAO-INFANTIL-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA. Acesso em: 27/04/2024

Trabalho

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