DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS NO ENSINO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA

Publicado em 27/01/2022

Título do Trabalho
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS NO ENSINO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA
Autores
  • Isabella Oliveira Aguilar
  • Daiane Ribeiro Martins
  • Gabriel Masculino Silva
  • Linda Celine Oliveira Dias
  • Cleyton Araujo Mendes
  • Fernanda Muniz Vieira
  • Cecy Maria Martins Brito
Modalidade
Resumo da Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/VIIISINTEGRAUFVJM/441823-DESAFIOS-ENFRENTADOS-PELOS-PAIS-OU-RESPONSAVEIS-NO-ENSINO-DAS-ATIVIDADES-ESCOLARES-DURANTE-A-PANDEMIA
ISSN
Palavras-Chave
Pandemia, COVID-19, Ambiente Familiar, Ensino.
Resumo
Durante a pandemia ocasionada pela COVID-19, foi preciso buscar um novo modo de adaptação para desenvolver as atividades escolares, restringindo ao ambiente familiar. Com isso os pais precisaram ressignificar maneiras que pudessem ofertar amparo ao desenvolvimento dos exercícios escolares no ambiente familiar. Nesse sentido, o objetivo do estudo é identificar os desafios enfrentados pelos pais ou responsáveis no ensino das atividades escolares durante o ensino remoto adotado na pandemia. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal e descritivo, realizado nos municípios de Porteirinha e Janaúba, Minas Gerais. O estudo foi desenvolvido em três instituições públicas de ensino: um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), uma escola da rede estadual de Porteirinha e uma escola municipal de Janaúba. Os pais ou responsáveis responderam a um questionário on-line construído a partir do Google Forms, enviado via Whatsapp contendo questões do perfil sociodemográfico, econômico e ocupacional dos pais ou responsáveis, características das crianças e os desafios e enfrentamentos dos pais ou responsáveis no ensino das atividades escolares. Os dados foram analisados a partir da distribuição de frequência através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows versão 25.0. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em pesquisa do Centro Universitário FIPMOC (UNIFIPMOC) e aprovado sob o número 4.590.792. Foram avaliados 276 pais ou responsáveis por crianças matriculadas no ensino infantil e fundamental. A maioria era do sexo feminino (95,6%) com idade entre 31 a 40 anos (47,0%), com ensino médio completo (40,9%), trabalhando (64,5%) em tempo integral (72,5%), na profissão de serviços domésticos (45,7%) e declarando condição financeira regular (56,5%). Em relação aos desafios enfrentados, os pais relataram que se sentem preparados de forma parcial para auxiliar os filhos na realização das atividades escolares (43,5%), sendo o principal desafio a falta de tempo (50,1%). Além disso, 59,8% dos pais relataram estar cansados com o ensino das atividades escolares. Conclui-se que os pais se sentem parcialmente preparados e cansados para o ensino das atividades escolares, sendo o principal desafio a falta de tempo. Esses desafios podem dificultar a aprendizagem escolar das crianças, enfatizando a necessidade de ações sociais e educativas no ambiente familiar.
Título do Evento
VIII SEMANA DA INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

AGUILAR, Isabella Oliveira et al.. DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS NO ENSINO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA.. In: Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM. Anais...Diamantina(MG) UFVJM, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIISINTEGRAUFVJM/441823-DESAFIOS-ENFRENTADOS-PELOS-PAIS-OU-RESPONSAVEIS-NO-ENSINO-DAS-ATIVIDADES-ESCOLARES-DURANTE-A-PANDEMIA. Acesso em: 28/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes