Título do Trabalho
EVOLUÇÃO DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL
Autores
  • José dos Santos Souza
  • Keila Alves Pinto Lyra
Modalidade
Resumo: JIC
Área temática
CH: Educação
Data de Publicação
24/03/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/VIIIraic2020/380901-EVOLUCAO-DA-OFERTA-DE-CURSOS-SUPERIORES-DE-TECNOLOGIA-NO-BRASIL
ISSN
1809-1342
Palavras-Chave
Trabalho e Educação, Educação Profissional, Educação Tecnológica, Curso Superior de Tecnologia
Resumo
A presente pesquisa é resultado das atividades de Iniciação Científica e se insere ao Projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) intitulado como “Processo de Implantação e Tendências de Desenvolvimento dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil”. A pesquisa possui como objeto de estudos as tendências da evolução dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST) no Brasil. Os CST são cursos de graduação cuja característica principal é sua duração reduzida, apresentando carga horária de 1.600 a 2.400 horas. O objetivo da pesquisa foi descrever a evolução dos CST no Brasil nas duas últimas décadas, tomando como base a divisão do trabalho educacional na Educação Superior do país. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo documental, e possui base no referencial teórico metodológico do materialismo dialético. Os CST são cursos de graduação de curta duração que oferecem formação superior pragmática, imediatista e interessada para classe trabalhadora, apresentando estreita relação com as demandas imediatas do empresariado brasileiro por formação humana para o mercado de trabalho. A criação e, principalmente, a expansão dos CST compõe ofensiva da classe burguesa frente a crise orgânica do capital. Em um cenário em que o regime de acumulação flexível requereu um trabalhador de novo tipo, cujas competências sejam adaptáveis às demandas da produção (SOUZA; VEIGA, 2021, p.5) Se no final dos anos de 1990, os CST representavam apenas 4% do total de cursos de graduação, no ano de 2019, este grau acadêmico representou 20,8% do total de cursos de graduação (INEP, 2020). A expansão da oferta dos CST tem se revelado por meio da iniciativa privada, através de instituições não universitárias e pela modalidade de Ensino à Distância (EaD), conforme as recomendações dos organismos internacionais e em sintonia com as políticas empresariais de cunho neoliberal. Em consonância com a revisão de literatura sobre o tema e de acordo com os dados censitários, foi possível constatar que houve uma retração na oferta dos CST no período de 1995 à 1998, e posteriormente os cursos apresentam elevados índices de crescimento no período de 2000 à 2010. Concluímos que, uma vez que a expansão dos CST a partir da década de 1990 se deu pela iniciativa privada, por meio da diversificação institucional e por meio da modalidade EaD, a mesma corrobora as políticas neoliberais. Os CST impulsionaram a lógica mercadológica na Educação Superior. Além de cumprir papel formativo do quadro de profissionais de novo tipo, os CST possuem papel estratégico no conflito de mediação de classes, e reforçam a dualidade do ensino na Educação Superior. Referências INEP, 2020. Inepdata: Censo da educação superior, Notas Estatísticas de 2019. Brasília, DF: 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf Acesso em: 13 de fev. de 2021. VEIGA, C. C. P. S.; SOUZA, S. J. Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20, p. 1-15 e10834, Jun. 2021. ISSN 2447-1801.
Título do Evento
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ
Título dos Anais do Evento
Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

SOUZA, José dos Santos; LYRA, Keila Alves Pinto. EVOLUÇÃO DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL.. In: Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Anais...(RJ) UFRRJ, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIIIraic2020/380901-EVOLUCAO-DA-OFERTA-DE-CURSOS-SUPERIORES-DE-TECNOLOGIA-NO-BRASIL. Acesso em: 27/04/2024

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