O ENCONTRO DAS ÁGUAS: IMAGENS CONFLUENTES E CONTRASTANTES A PARTIR DA EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE E DE MEMÓRIA EM “JESUS CHOROU” E “OLHOS D’ÁGUA”

Publicado em 28/02/2025 - ISBN: 978-65-272-1217-1

Título do Trabalho
O ENCONTRO DAS ÁGUAS: IMAGENS CONFLUENTES E CONTRASTANTES A PARTIR DA EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE E DE MEMÓRIA EM “JESUS CHOROU” E “OLHOS D’ÁGUA”
Autores
  • Lorenna Eduarda Coutinho Brito Ferreira
  • SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA
Modalidade
Resumo
Área temática
Memória e Imaginário nas Literaturas de Língua Portuguesa
Data de Publicação
28/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-seminario-milba/1035147-o-encontro-das-aguas--imagens-confluentes-e-contrastantes-a-partir-da-expressao-de-subjetividade-e-de-memoria-em
ISBN
978-65-272-1217-1
Palavras-Chave
Conceição Evaristo, literatura negro-brasileira, memória, Racionais Mc’s, rap
Resumo
A partir da proposição de Santos (2020), considerando o rap como literatura e baseando-se no conceito de literatura afro-brasileira cunhado por Duarte (2008), propomos o diálogo entre a letra da música “Jesus Chorou” do grupo Racionais Mc’s e o conto “Olhos d'água” de Conceição Evaristo. Para analisar as imagens provenientes das subjetividades negras criadas nessas narrativas, dividimos as confluências e os contrastes em três temas recorrentes: água, religiosidade e maternidade. Para tanto, nos baseamos nas reflexões de Bosi (1977) a respeito da construção de imagens através de figuras de linguagem, nas quais ele destaca a analogia por conferir “peso de matéria” ao texto poético, por meio de metáforas e outras figuras de linguagem. Especulamos que a letra de música e o conto parecem buscar, sobretudo, demonstrar uma poética que constroem imagens relativas ao imaginário do ser negro brasileiro. Ainda que a identidade negra no Brasil tenha relevos da diáspora africana e de movimentos de libertação protagonizados na Europa, o exercício dessa identidade se expressa por experiências particulares provenientes desse lugar. Nesse sentido, a memória, cuja construção prevê a junção de elementos vividos e herdados (MUNANGA, 2009), é um recurso amplamente utilizado pelos autores nas narrativas analisadas, por isso acreditamos que elas se assemelhem a narrativas "griôs”. Na medida em que buscam responder a angústias suscitadas por experiências novas a que estão submetidos, revisitam o passado a fim de encontrar soluções para o futuro, de forma que a ancestralidade representa um fio de conexão com esses eventos.
Título do Evento
VIII SEMINÁRIO MILBA: "Clarice Lispector segundo Nádia Gotlib: memória e ensino de literatura."
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII SEMINÁRIO MILBA: "Clarice Lispector segundo Nádia Gotlib: memória e ensino de literatura."
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Lorenna Eduarda Coutinho Brito; ALMEIDA, SHERRY MORGANA JUSTINO DE. O ENCONTRO DAS ÁGUAS: IMAGENS CONFLUENTES E CONTRASTANTES A PARTIR DA EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADE E DE MEMÓRIA EM “JESUS CHOROU” E “OLHOS D’ÁGUA”.. In: Anais do VIII SEMINÁRIO MILBA: "Clarice Lispector segundo Nádia Gotlib: memória e ensino de literatura.". Anais...Recife(PE) UFRPE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VIII-SEMINARIO-MILBA/1035147-O-ENCONTRO-DAS-AGUAS--IMAGENS-CONFLUENTES-E-CONTRASTANTES-A-PARTIR-DA-EXPRESSAO-DE-SUBJETIVIDADE-E-DE-MEMORIA-EM. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

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