INFLUENCIADORES DIGITAIS NA POLÍTICA: COMO SÃO OUVIDOS, PERCEBIDOS E POLITIZADOS PELOS ESTUDANTES DA UFPE?

Publicado em 13/09/2023 - ISBN: 978-85-5722-962-4

DOI
10.29327/1312277.8-1  
Título do Trabalho
INFLUENCIADORES DIGITAIS NA POLÍTICA: COMO SÃO OUVIDOS, PERCEBIDOS E POLITIZADOS PELOS ESTUDANTES DA UFPE?
Autores
  • Gabriel Melo de Menezes
  • Ana Larissa
  • Lara Cecília
  • Matheus Maymone
  • Rita Moura
  • Samuel Brandão
Modalidade
[ETAPA FINALIZADA] Resumo
Área temática
GT6 - Cultura Política, Opinião Pública e Comportamento Político
Data de Publicação
13/09/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/viii-fbcp/647741-influenciadores-digitais-na-politica--como-sao-ouvidos-percebidos-e-politizados-pelos-estudantes-da-ufpe
ISBN
978-85-5722-962-4
Palavras-Chave
Influenciadores Digitais, Redes Sociais, Opinião Pública, Eleições
Resumo
INTRODUÇÃO O impacto das mídias sociais nas conversas políticas e na democracia tem sido um tema de interesse entre pesquisadores de todo o mundo. As eleições presidenciais de 2018 e 2022 foram marcadas pelo uso intenso das redes sociais durante a campanha, os recursos de mídia digital são percebidos, mais especificamente, como um fator relevante para lidar, de forma adequada, com o problema da baixa participação política (GOMES, 2005). Nesse cenário, outros atores surgem como veículos de informação política, como é o caso dos influenciadores digitais. Os influenciadores digitais comunicam para nichos específicos, direcionando produtos e incentivando comportamentos para o seu público-alvo (SCHINAIDER e BARBOSA, 2019). Dessa forma, os influencers têm uma posição de prestígio em relação a um público, moldando a forma como as pessoas pensam e agem em relação a diversas questões, inclusive políticas, o que nos permite os categorizarmos como Elites Políticas. (IYENGAR, 2017). Por essa razão, o presente artigo tem como objetivo entender a relação de confiança entre os eleitores e os influencers digitais em temas políticos, tendo como recorte a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com base na seguinte pergunta de pesquisa “quais fatores afetam a confiança dos eleitores em informações políticas que vêm dos influencers digitais?”. A hipótese deste artigo é que a confiança dada para essas informações políticas é afetada pelos seguintes fatores de forma positiva: a importância que é dada para o posicionamento político do influencer, a frequência de busca de informações sobre política em perfis de influenciadores e nas redes sociais e o grau de extremismo ideológico do eleitor. METODOLOGIA De forma a capturar as percepções dos eleitores, foi aplicada uma pesquisa de opinião online. Por se tratar de uma pesquisa com limitações e pela facilidade de acesso a esse público, o questionário foi direcionado para estudantes de graduação devidamente matriculados na UFPE. A taxa de resposta obtida após a sua aplicação foi de cerca de 1% do total do público-alvo de 28.989 alunos (segundo o Relatório de Gestão da UFPE de 2020), representando uma amostra não significativa desse grupo de pessoas. Após a conclusão dessa etapa foram feitas a tabulação e a análise dos dados coletados, por meio de gráficos e estatísticas descritivas, de forma a entender as características da amostra e a distribuição das respostas para a identificação de padrões e tendências. Para testar a hipótese apresentada pelo trabalho sobre a relação de confiança dos eleitores nas informações sobre política que vêm dos influencers digitais, foram feitos dois modelos de regressão logística, um considerando as variáveis dependentes como fatores e outro como variáveis contínuas. RESULTADOS E DISCUSSÃO Com base nas respostas da pesquisa, encontrou-se que 56,1% do total não demonstra confiança nas informações que são obtidas através dos influenciadores políticos e 30,5% dos respondentes demonstram confiança. Outro resultado importante é de que os respondentes dão importância ao posicionamento político dos influencers que seguem. 4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9pouca importância. Em relação aos resultados dos modelos de regressão logística, ambos modelos concordam que quanto maior a frequência que se busca informações sobre política com influencers, maior a probabilidade do respondente confiar nas informações obtidas. Um dos modelos argumenta a favor da relação positiva entre a importância que o respondente dá ao posicionamento político dos influencers que segue e a confiança nas informações obtidas através desses canais. Resultado este que conversa comas literaturas sobre viés de confirmação e a racionalidade motivada (TABER et al., 2013 e GAINES et al., 2007) e da dissonância cognitiva (FESTINGER, 1965). CONCLUSÕES Segundo o modelo proposto pelo artigo, a confiança é influenciada de forma significativa e positiva pela importância dada ao posicionamento político do influenciador e pela frequência da busca de informações sobre política com esses atores. Essa abordagem nos permitiu obter insights sobre como os eleitores percebem as informações políticas dos influenciadores digitais e quais fatores contribuem para sua confiança nessas informações. Ao entender esses fatores, podemos desenvolver estratégias para melhorar a qualidade e confiabilidade das informações políticas dos influenciadores digitais, fortalecendo assim a democracia no Brasil. REFERÊNCIAS FESTINGER, Leon. Cognitive dissonance. Scientific American, v. 207, n. 4, p. 93-106, 1962. GAINES, B.J., KUKLINSKI, J.H., QUIRKL, P.J., PEYTON, B. and VERKUILEN, J. 2007. Same Facts, Different Interpretations: Partisan Motivation and Opinion on Iraq. Journal of Politics, 69. Páginas 957-960. GOMES, Wilson. Publicidade, visibilidade e discutibilidade: por uma revisão do conceito de esfera pública política. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho “Comunicação e Política”, do XVI Encontro da Compós, na UTP, Curitiba, 2007 IYENGAR, Shanto. 2017. A typology of Media Effects. In: The Oxford Handbook of Political Communication. Cap. 4. Páginas 59-68. SCHINAIDER, Anelise Daniela; BARBOSA, Isabelle Noga. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019. TABER, Charles S., and YOUNG, Everett. "Political information processing." (2013). In L. Huddy, D. O. Sears, and J. S. Levy (Eds.), The Oxford handbook of political psychology (p. 591–626). Oxford University Press. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório de Gestão da UFPE de 2020. Recife, 2020. Disponível em: < https://www.ufpe.br/documents/3224513/0/Relat%C3%B3rio+de+Gest%C3%A3o+2020+-+Vers%C3%A3o+atualizada/6428dfa9-1139-46a7-8cc9-294780862696 > Acesso em: 29 de abril de 2023
Título do Evento
VIII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais FBCP - A ciência da Política: os métodos e suas aplicações
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MENEZES, Gabriel Melo de et al.. INFLUENCIADORES DIGITAIS NA POLÍTICA: COMO SÃO OUVIDOS, PERCEBIDOS E POLITIZADOS PELOS ESTUDANTES DA UFPE?.. In: Anais FBCP - A ciência da Política: os métodos e suas aplicações. Anais...Recife(PE) UFPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viii-fbcp/647741-INFLUENCIADORES-DIGITAIS-NA-POLITICA--COMO-SAO-OUVIDOS-PERCEBIDOS-E-POLITIZADOS-PELOS-ESTUDANTES-DA-UFPE. Acesso em: 20/06/2025

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