IMPLICAÇÕES DA CORREÇÃO AUTOMATIZADA DE REDAÇÕES PARA A AGÊNCIA DO INTERATOR: UM ESTUDO DA PLATAFORMA COREDAÇÃO

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
IMPLICAÇÕES DA CORREÇÃO AUTOMATIZADA DE REDAÇÕES PARA A AGÊNCIA DO INTERATOR: UM ESTUDO DA PLATAFORMA COREDAÇÃO
Autores
  • Ludiani Retka Trentin
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual - Remoto) ST: Tecnologias Digitais no processo de ensino-avaliação-aprendizagem de línguas: caminhos para uma formação docente crítica e reflexiva
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1058427-implicacoes-da-correcao-automatizada-de-redacoes--para-a-agencia-do-interator--um-estudo-da-plataforma-coredacao
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Correção automatizada, texto dissertativo-argumentativo, inteligência artificial, agência
Resumo
A evolução tecnológica tem transformado a educação, especialmente com o uso de plataformas digitais baseadas em inteligência artificial para auxiliar professores, incluindo a correção automatizada de redações. Essas ferramentas oferecem agilidade, mas enfrentam desafios em interpretação contextual e personalização, levantando uma questão essencial: tais plataformas podem realmente promover o aprendizado autônomo e consciente dos estudantes? Embora pesquisas anteriores tenham explorado as potencialidades dessas ferramentas, muitas são teóricas e carecem de análises práticas em contextos reais de ensino. Assim, este estudo visa preencher essa lacuna ao analisar criticamente o uso da versão gratuita da plataforma coRedação, que utiliza IA para avaliar redações. O objetivo é verificar se seu uso fomenta a agência do interator, promovendo aprendizado e desenvolvimento da escrita. Para isso, fundamenta-se na teoria da agência de Susanne Eichner e nas reflexões de Geraldi sobre produção e correção textual. Utilizando a metodologia Close reading, foram realizadas dez leituras de correções feitas pela plataforma para identificar suas potencialidades e limitações. Os resultados mostram que, apesar de eficaz na verificação do gênero dissertativo-argumentativo e na atribuição de notas, a plataforma não estimula plenamente a agência do aluno. Isso decorre da falta de feedback personalizado, o que não estimula a construção consciente de significado, priorizando, ao invés disso, uma produção textual adaptada a formas padronizadas. Além disso, a dificuldade em acompanhar o progresso por meio das reescritas pode enfraquecer a sensação de autonomia, reforçando que essas ferramentas devem ser usadas como apoio, considerando que seu impacto na aprendizagem ainda é limitado
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TRENTIN, Ludiani Retka. IMPLICAÇÕES DA CORREÇÃO AUTOMATIZADA DE REDAÇÕES PARA A AGÊNCIA DO INTERATOR: UM ESTUDO DA PLATAFORMA COREDAÇÃO.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1058427-IMPLICACOES-DA-CORRECAO-AUTOMATIZADA-DE-REDACOES--PARA-A-AGENCIA-DO-INTERATOR--UM-ESTUDO-DA-PLATAFORMA-COREDACAO. Acesso em: 16/11/2025

Trabalho

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