A LÍNGUA PORTUGUESA DESDE A ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS / «ACHAMENTOS» AOS TEMPOS HODIERNOS: APRE(E)NDER E ENSINAR - DIFICULDADES PATENTES -

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
A LÍNGUA PORTUGUESA DESDE A ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS / «ACHAMENTOS» AOS TEMPOS HODIERNOS: APRE(E)NDER E ENSINAR - DIFICULDADES PATENTES -
Autores
  • Paula Isabel Marques Martins Baptista Querido
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual-Remoto) ST: DECOLONIALIDADE E MULTILETRAMENTOS: O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS E COMO LÍNGUA MATERNA
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1047011-a-lingua-portuguesa-desde-a-epoca-dos-descobrimentos--%abachamentos%bb-aos-tempos-hodiernos--apre(e)nder-e-ensinar-
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
Língua Portuguesa, comunicação, línguas nativas, contactos linguísticos, ensino
Resumo
Nesta comunicação, dar-se-á destaque à expansão da Língua Portuguesa a par com a descoberta de novos mundos, enfatizando-se o tipo de comunicação adotado pelos mareantes, que desbravaram mares e continentes mal conhecidos dos europeus. Abordar-se-á o que e como foram os primeiros contactos linguísticos entre gentes, ou civilizações, que nada tinham em comum, mormente nas línguas faladas; mostrar-se-á a importância de uma língua em formação – ou meia-língua – a aljamia, base de entendimento entre cristãos e mouros, bem como o papel dos intérpretes e o aparecimento dos pidgins. Seguir-se-á a evidente mudança acontecida na comunicação verbal após a passagem do cabo Bojador, a necessidade de ‘escolarização’ dos intérpretes nativos das regiões encontradas e, sobretudo, as dificuldades acontecidas na competição entre a língua portuguesa e as asiáticas. Outrossim, dar-se-á a conhecer a posição – mais difícil – dos contactos entre os portugueses e os povos das terras de Santa Cruz (Brasil). Deduzir-se-á, então, que a aprendizagem de línguas locais e o ensino da portuguesa não decorreram num mar de rosas. Hodiernamente, vive-se num século em que as palavras “desenvolvimento” e “globalização” ganham cada vez mais força, sendo que houve uma mudança na nossa maneira de viver, com uma das mudanças mais profundas a acontecer na comunicação; daí que a necessidade interativa, frequente entre povos e comunidades linguísticas, tenha chamado a atenção dos povos para a importância do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras, carreando, por isso e em mudança, uma alteração do conceito do ensino tradicional e um reforço do papel da comunicação. Chegou-se à conclusão de que não é suficiente conhecer uma nova língua apenas como um sistema linguístico, mas sim encará-la como uma ferramenta de comunicação. Nest contexto, a pragmática e as competências comunicativas ganharam terreno, firmando-se ponto fulcral, ou epicentro, do ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUERIDO, Paula Isabel Marques Martins Baptista. A LÍNGUA PORTUGUESA DESDE A ÉPOCA DOS DESCOBRIMENTOS / «ACHAMENTOS» AOS TEMPOS HODIERNOS: APRE(E)NDER E ENSINAR - DIFICULDADES PATENTES -.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1047011-A-LINGUA-PORTUGUESA-DESDE-A-EPOCA-DOS-DESCOBRIMENTOS--%abACHAMENTOS%bb-AOS-TEMPOS-HODIERNOS--APRE(E)NDER-E-ENSINAR-. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes