LETRAMENTO DO LUGAR: MEMÓRIAS LITERÁRIAS DE VELHOS E VELHAS COMO RECURSO PARA UMA LEITURA/ESCRITA MAIS AUTÊNTICA E LIBERTADORA

Publicado em 21/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1348-2

Título do Trabalho
LETRAMENTO DO LUGAR: MEMÓRIAS LITERÁRIAS DE VELHOS E VELHAS COMO RECURSO PARA UMA LEITURA/ESCRITA MAIS AUTÊNTICA E LIBERTADORA
Autores
  • ROSILENE SILVA DE OLIVEIRA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
(Virtual-Remoto) ST: DECOLONIALIDADE E MULTILETRAMENTOS: O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS E COMO LÍNGUA MATERNA
Data de Publicação
21/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1033318-letramento-do-lugar--memorias-literarias-de-velhos-e-velhas-como-recurso-para-uma-leituraescrita-mais-autentica
ISBN
978-65-272-1348-2
Palavras-Chave
letramento literário; memórias de velhos e de velhas; memória literária, epistemologia do sul
Resumo
Ter uma nova visão do letramento que vai além do alfabetizar e sair de uma prática colonizadora e progredir para um visão mais crítica em direção a novos caminhos que levem à epistemologias outras. Dessa forma, direcionar caminhos e sugestões à elaboração de novas práticas educacionais que emergem da convivência em comunidade é ir à busca de uma pedagogia decolonial e atravessar a linha abissal e chegar ao outro lado com novas práticas que valorizem as vivências, os saberes e as humanidades. Esse estudo é o resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo que teve como objetivo analisar o desenvolvimento da vivência do letramento em espaços não escolares na convivência dos alunos do 8º ano do ensino fundamental com as memórias dos velhos e velhas/guardiões do lugar. Foram realizadas atividades de pesquisa do lugar, de textos de memória literária, contato com os moradores/guardiões do lugar, objetos e locais como recursos de memória e atividade de escrita poética. Os resultados desse trabalho mostrarão como é possível colocar em prática outras perspectivas de ensino/aprendizagem na busca do interesse dos alunos pela pesquisa e pelos saberes do lugar, aprimorando, nesse sentido a prática da leitura/escrita. O trabalho foi realizado em uma escola no município de Marituba/PA. Neste contexto, foi fundamental ter como aporte teórico Freire (1998), Arroyo (2011), Bosi (2012), Kalantzis (2020), Santos (2019).
Título do Evento
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística (SINALEL)
Cidade do Evento
Catalão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, ROSILENE SILVA DE. LETRAMENTO DO LUGAR: MEMÓRIAS LITERÁRIAS DE VELHOS E VELHAS COMO RECURSO PARA UMA LEITURA/ESCRITA MAIS AUTÊNTICA E LIBERTADORA.. In: Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística. Anais...Catalão(GO) UFCAT, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinalel/1033318-LETRAMENTO-DO-LUGAR--MEMORIAS-LITERARIAS-DE-VELHOS-E-VELHAS-COMO-RECURSO-PARA-UMA-LEITURAESCRITA-MAIS-AUTENTICA. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes