AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E DA LINGUAGEM DE PREMATUROS E DO ESTADO DE SAÚDE MENTAL DE SEUS CUIDADORES.

Publicado em 08/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-775-0

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E DA LINGUAGEM DE PREMATUROS E DO ESTADO DE SAÚDE MENTAL DE SEUS CUIDADORES.
Autores
  • Tallyson Nascimento da Silva
  • Layanne Cordeiro do Espírito santo
  • LUÍSA SOUSA MONTEIRO OLIVEIRA
  • SIMONE SOUZA DA COSTA SILVA
Modalidade
Resumo
Área temática
Psicologia
Data de Publicação
08/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-simposio-multiprofissional-de-saude-da-regiao-dos-caetes-307205/609194-avaliacao-do-desenvolvimento-motor-cognitivo-e-da-linguagem-de-prematuros-e-do-estado-de-saude-mental-de-seus-cu
ISBN
978-85-5722-775-0
Palavras-Chave
Prematuros, desenvolvimento, estresse parental, avaliação infantil
Resumo
A prematuridade é tida como um problema de saúde pública, apresentando consequências a longo prazo na saúde e desenvolvimento dos bebês. Nesse sentido, a literatura demonstra que a angústia enfrentada pelos pais de desses bebês pode se estender por períodos prolongados, repercutindo na dinâmica familiar. Assim, este estudo de caráter longitudinal teve como objetivo avaliar o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem de bebês prematuros e o estado de saúde mental dos pais/cuidadores atendidos pelo Ambulatório de Assistência ao Prematuro da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), propondo o acolhimento e acompanhamento da qualidade de vida das famílias. Durante a avaliação dos cuidadores foi feito o uso de anamnese, Bateria de Beck (depressão, ansiedade, desesperança), PSI (Ìndice de Estresse Parental) e a escala de Impacto familiar da Deficiência na Infância, além do Survey of Well-being of Young Children (SWYC). Foram realizadas 37 avaliações de bebês. Os dados obtidos foram divididos em três grupos de faixa etária: entre 28 a 31 semanas (G1); 32 a 36 semanas (G2) e a partir de 37 semanas (G3). A partir da aplicação da escala SWYC até os 3 meses, foi observado, com base nos relatos dos pais, que existem perfis variados no que diz respeito ao atingir o marco do desenvolvimento necessário, mesmo entre os bebês do mesmo grupo. Entre os responsáveis houve discrepância entre mães e pais: 97% dos responsáveis eram mães (36), enquanto os pais não chegavam a 3% (1). Cada entrevista apontou para um tipo diferente de perfil dos pais. As respostas dos pais foram separadas por grupos de prematuridade. O grupo G2 (21) apresentou sinais de ansiedade. Em relação a depressão e desesperança, os três grupos apresentaram sinais leves e moderados. Os resultados apontam níveis variados da bateria Beck. O grupo G2 possui os responsáveis com os perfis mais variados dentro dos itens analisados, contudo os grupos G1 e G3 também manifestaram níveis de alerta. O estudo aponta que o projeto de avaliação conseguiu cumprir seus objetivos, efetuando a avaliação de crianças, assim como o acompanhamento do estado de saúde mental dos pais. Os índices mostram que esses dados são importantes para fazer o mapeamento de questões relevantes na busca de melhorias na cobertura de saúde, dignidade e desenvolvimento humano nas famílias que buscaram atendimento, provocando mudanças nos âmbitos sistemáticos familiares, desde o individual ao coletivo.
Título do Evento
VII SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DA REGIÃO DOS CAETÉS
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Multiprofissional de Saúde da Região do Caeté
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Tallyson Nascimento da et al.. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E DA LINGUAGEM DE PREMATUROS E DO ESTADO DE SAÚDE MENTAL DE SEUS CUIDADORES... In: Anais do Simpósio Multiprofissional de Saúde da Região do Caeté. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-simposio-multiprofissional-de-saude-da-regiao-dos-caetes-307205/609194-AVALIACAO-DO-DESENVOLVIMENTO-MOTOR-COGNITIVO-E-DA-LINGUAGEM-DE-PREMATUROS-E-DO-ESTADO-DE-SAUDE-MENTAL-DE-SEUS-CU. Acesso em: 15/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes