O CORPO E A VOZ NA POÉTICA TROPICALISTA – FA – TAL DE GAL COSTA: RELAÇÕES ENTRE POESIA E MÚSICA

Publicado em 07/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0195-3

Título do Trabalho
O CORPO E A VOZ NA POÉTICA TROPICALISTA – FA – TAL DE GAL COSTA: RELAÇÕES ENTRE POESIA E MÚSICA
Autores
  • WILCK CAMILO FERREIRA DE SANTANA
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura e Outras Manifestações Artísticas
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-milba/776154-o-corpo-e-a-voz-na-poetica-tropicalista--fa--tal-de-gal-costa--relacoes-entre-poesia-e-musica
ISBN
978-65-272-0195-3
Palavras-Chave
Gal Costa, Tropicalismo, Performance oral, Corpo poético, Poesia e música.
Resumo
Habituados, nos estudos literários, a tratar, em maioria, do fator escrito, relações interartes nos abrem caminhos para pensarmos o texto poético em suportes ainda poucos explorados na crítica contemporânea. Por essa perspectiva, este trabalho, interessado em investigar relações entre a letra escrita e o corpo, busca compreender como redes de signos, dirigidas a sentidos diferentes, constituem formas complexas de significados. Para tal, escolheu-se textos relacionados ao movimento artístico-cultural brasileiro Tropicalismo [1967-1968] que, com importante atuação nos anos de chumbo no país, aparece vinculado aos influxos da contracultura. Dessa maneira, soma-se ao corpus poemas como “Mal secreto”, “Dê um rolê” e “Luz do sol”, compondo uma leitura centrada nos processos de transposição performática desses textos para o disco – Fa – Tal [1971], de Gal Costa [1945-2022]. Almeja-se, com isso, uma análise de processos de significação do corpo associados a práticas e ao discurso oral poético. Procura-se, portanto, entender quais os sentidos estão combinados com as linguagens, constituindo relações intersemióticas entre poesia, música e corpo. Por esse viés, abordaremos como este último, além de um elemento social, é um signo, e, assim, de como o tropicalismo da intérprete baiana caminha na contramão do controle político devido a consciência de que o corpo é um espaço capaz de moldar narrativas, sendo fundamental o debate com pensadores que se debruçam na relação entre poesia e performance oral, como Andrade (2012), Tatit (2002) e Zumthor (2007).
Título do Evento
VII SEMINÁRIO MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência.”
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, WILCK CAMILO FERREIRA DE. O CORPO E A VOZ NA POÉTICA TROPICALISTA – FA – TAL DE GAL COSTA: RELAÇÕES ENTRE POESIA E MÚSICA.. In: Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VII-SEMINARIO-MILBA/776154-O-CORPO-E-A-VOZ-NA-POETICA-TROPICALISTA--FA--TAL-DE-GAL-COSTA--RELACOES-ENTRE-POESIA-E-MUSICA. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

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