ESCRITA DE AUTORIA DE MULHERES NEGRAS: VOZES INTERSECCIONAIS EM OBRAS DE RUTH DUCASO/ LUCIANY APARECIDA

Publicado em 07/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0195-3

Título do Trabalho
ESCRITA DE AUTORIA DE MULHERES NEGRAS: VOZES INTERSECCIONAIS EM OBRAS DE RUTH DUCASO/ LUCIANY APARECIDA
Autores
  • Clarice de Freitas Silva
  • Maria das Dores Andrade de Lima
  • Genivan Silva Pereira
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura de Autoria de Mulheres
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-milba/767188-escrita-de-autoria-de-mulheres-negras--vozes-interseccionais-em-obras-de--ruth-ducaso-luciany-aparecida
ISBN
978-65-272-0195-3
Palavras-Chave
Feminismo Negro, Literatura de Autoria feminina, Interseccionalidade, Assinatura Estética.
Resumo
A representação de vozes femininas negras nas narrativas nacionais é um marco na representatividade e na visibilidade da sujeita mulher negra na sociedade brasileira. Partindo desta reflexão, seguiremos pelo caminho de uma análise em obras da escritora baiana Luciany Aparecida, sob sua assinatura estética Ruth Ducaso, a qual apresenta escritas performáticas de vozes interseccionadas de mulheres negras. Para os estudos nos valemos de duas narrativas assinadas por Ducaso, são elas: o conto “A Triste História de Marlene”, do livro Contos Ordinários de Melancolia (Ducaso/Aparecida, 2019) e o capítulo IV, “Rato”, da novela Florim (Ducaso/Aparecida, 2020). Sendo assim, intencionamos investigar como a performance na escrita está inscrita em vozes interseccionadas, através de personagens no referido corpus. Para subsidiar nossas análises, trazemos o aporte teórico em: Candido et al., (2014); Akotirene (2019) e Ravetti (2002). Como resultados, observamos que esses textos apresentam uma nova perspectiva da mulher negra em narrativas contemporâneas, trazendo identidades múltiplas que tencionam as estruturas da mulher submissa e reivindicando novos papéis sociais.
Título do Evento
VII SEMINÁRIO MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência.”
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Clarice de Freitas; LIMA, Maria das Dores Andrade de; PEREIRA, Genivan Silva. ESCRITA DE AUTORIA DE MULHERES NEGRAS: VOZES INTERSECCIONAIS EM OBRAS DE RUTH DUCASO/ LUCIANY APARECIDA.. In: Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VII-SEMINARIO-MILBA/767188-ESCRITA-DE-AUTORIA-DE-MULHERES-NEGRAS--VOZES-INTERSECCIONAIS-EM-OBRAS-DE--RUTH-DUCASO-LUCIANY-APARECIDA. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes