PÓS-HISTERIA COMO ESTRATÉGIA FEMINISTA DE SUPEREXPOSIÇÃO

Publicado em 07/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0195-3

Título do Trabalho
PÓS-HISTERIA COMO ESTRATÉGIA FEMINISTA DE SUPEREXPOSIÇÃO
Autores
  • Isabella Giordano Bezerra
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura e Psicanálise
Data de Publicação
07/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-milba/753285-pos-histeria-como-estrategia-feminista-de-superexposicao
ISBN
978-65-272-0195-3
Palavras-Chave
Histeria, Autoria feminina, Autorrepresentação, Subjetivação
Resumo
Parte-se do conceito psicanalítico de histeria para apresentar uma estratégia literária e feminista de autorrepresentação. Inicialmente, comento as considerações de Bronfen (1996) sobre uma estratégia histérica, expondo a sua análise sobre como certas personagens da literatura tensionam os limites dos códigos sociais ao responderem à demanda do desejo do outro de modo exagerado e excessivo. Exponho, então, a definição de pós-histeria de Shannon Bell (2014), que versa sobre uma posição de mestria que permitiria à mulher produzir um saber sobre o seu próprio gozo sem a mediação do Outro. Demonstro como ambos os conceitos se conjugam em uma estratégia feminista e utilizo a obra Eu amo Dick, de Chris Kraus, como um exemplo para demonstrar minha hipótese. Finalmente, defino superexposição como um termo limítrofe que toca tanto na exposição de si mesma quanto na perda de limites entre o eu e o outro, o privado e o público, o real e o fictício etc. Concluo com algumas considerações sobre como processos transgressivos de subjetivação demandam uma conceitualização do desejo que transborde a lógica e a tradição fálica.
Título do Evento
VII SEMINÁRIO MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência.”
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BEZERRA, Isabella Giordano. PÓS-HISTERIA COMO ESTRATÉGIA FEMINISTA DE SUPEREXPOSIÇÃO.. In: Anais do VII Seminário MILBA: “Das profundanças performáticas às cartografias de Daniela Galdino: um grito de libertação e resistência”. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/VII-SEMINARIO-MILBA/753285-POS-HISTERIA-COMO-ESTRATEGIA-FEMINISTA-DE-SUPEREXPOSICAO. Acesso em: 03/10/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes