DESENHO DIDÁTICO PARA O ENSINO HÍBRIDO – UM ESTUDO DE DEMANDAS E EXPECTATIVAS DOCENTES E DISCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Publicado em 07/12/2024 - ISSN: 2525-7625

Título do Trabalho
DESENHO DIDÁTICO PARA O ENSINO HÍBRIDO – UM ESTUDO DE DEMANDAS E EXPECTATIVAS DOCENTES E DISCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores
  • Gabriel Boaventura Vieira
  • Matheus Souza
  • Alexandre Almeida
Modalidade
Comunicação oral de resultado de pesquisa
Área temática
GT2: Educação: Inovação e Educação a Distância
Data de Publicação
07/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/927571-desenho-didatico-para-o-ensino-hibrido--um-estudo-de-demandas-e-expectativas-docentes-e-discentes-na-educacao-su
ISSN
2525-7625
Palavras-Chave
Ensino Híbrido; Aprendizagem; Interação online; Docência online; Docência Universitária
Resumo
Considerando o avanço nos processos de tecnologização e conexão em rede na sociedade contemporânea e a vivência da obrigatoriedade da mediação tecnológica durante a pandemia da COVID 19, desenvolve-se a pesquisa intitulada Tecnologias Digitais em Rede e Educação: processos cognitivos e mediação Pedagógica, tendo como questão de investigação: Como pode se configurar um desenho didático híbrido que favoreça a construção de conhecimento e o desenvolvimento crítico e investigativo do discente no ensino superior (Graduação e pós-graduação). O recorte aqui apresentado é um diálogo entre dois subprojetos de iniciação científica que compõem o macroprojeto de pesquisa referido. Desenvolvidos no período pós-pandêmico estes subprojetos tiveram como objetivo levantar e analisar a percepção de docentes e discentes sobre as experiências pedagógicas com características híbridas que vivenciaram nos cursos de graduação do DCHT XIX visando identificar elementos norteadores para desenhos didáticos híbridos de processos formativos no ensino superior. Tendo em vista o quantitativo de sujeitos que compõem cada grupo, adotou caminhos metodológicos diferenciados para docentes e discentes. Através do dispositivo de pesquisa Rodas de Conversa os docentes relataram uma ressignificação do seu fazer pedagógico, denunciaram a ausência de políticas públicas de suporte à formação específica e ao exercício da docência durante o ensino remoto, mas apontaram avanços em saberes para a docência online. Por meio de questionário online os discentes apontaram ter ressignificado expectativas sobre o ensino com mediação tecnológica, acreditando no potencial destes para sua formação desde que garantidas algumas condições, destacando-se entre elas a formação docente e a utilização de metodologias adequadas a este formato de ensino.
Título do Evento
VII Seminário Internacional do ForTEC
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário ForTEC
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Gabriel Boaventura; SOUZA, Matheus; ALMEIDA, Alexandre. DESENHO DIDÁTICO PARA O ENSINO HÍBRIDO – UM ESTUDO DE DEMANDAS E EXPECTATIVAS DOCENTES E DISCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.. In: Anais do Seminário ForTEC. Anais...Salvador(BA) UNEB, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-seminario-internacional-do-fortec-447679/927571-DESENHO-DIDATICO-PARA-O-ENSINO-HIBRIDO--UM-ESTUDO-DE-DEMANDAS-E-EXPECTATIVAS-DOCENTES-E-DISCENTES-NA-EDUCACAO-SU. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes