Carregando
| ★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Caderno de resumos: Seminário 180 anos da chegada da fotografia a Minas Gerais/VII Semana de História da UFVJM
Em 2025, comemoram-se os 180 anos da chegada da fotografia a Minas Gerais. Aproveitando esse marco histórico, foi realizado o seminário “180 anos da chegada da fotografia a Minas Gerais”, em conjunto com a VII Semana de História da UFVJM. O evento ocorreu entre os dias 6 e 13 de junho, nas cidades de Diamantina e Ouro Preto.
A iniciativa reuniu professores, pesquisadores, estudantes, fotógrafos e especialistas em história da arte e da fotografia em uma programação diversificada, que incluiu oficinas, minicursos, exposições, palestras, mesas-redondas e sessões de comunicações científicas, com o propósito de refletir sobre as práticas fotográficas e os contextos sociais e políticos, principalmente do século XIX, em Minas Gerais.
O seminário também integrou a programação oficial da 9ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de junho.
Esta publicação reúne os resumos submetidos no evento. Os trabalhos foram distribuídos em três salas. A primeira abrigou comunicações com temáticas relativas à fotografia e à história da fotografia. A segunda reuniu trabalhos ligados à área dos direitos humanos, história local e história fundiária. A terceira sala agrupou os trabalhos com temas relativos ao ensino de história, história da educação e história medieval.
O evento foi promovido pelo curso de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em parceria com a Prefeitura de Diamantina, Teatro Santa Izabel, Lapidário das Artes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Arquivo Público Municipal de Ouro Preto (APMOP) e Museu Boulieu. O projeto conta ainda com o apoio da FAPEMIG.
Agradecemos aos palestrantes, ministrantes de minicursos e oficinas, artistas expositores, autores que participaram do lançamento de livros, pesquisadores que submeteram seus trabalhos e, em especial, a todos os participantes.
Registramos, igualmente, nosso agradecimento pelas parcerias e colaborações firmadas em Diamantina com o Teatro Santa Izabel, o Mercado Velho e o Lapidário das Artes, bem como em Ouro Preto com o Museu Boulieu.
Por fim, agradecemos aos docentes, discentes, à secretaria e à coordenação do curso de História da UFVJM, à Diretoria da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, à PROEXC, à DICOM e a todos os membros da comissão organizadora, cujo empenho foi fundamental para a realização deste evento
Agradecemos, ainda, o apoio institucional da FAPEMIG, por meio do fomento concedido.
| {{item.denominacao}} |
Responsável
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Curso de Licenciatura em História
Campus JK - Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba.
Diamantina - MG, CEP 39100-000
E-mail:
rogerio.arruda@ufvjm.edu.br
secretaria.historia@ufvjm.edu.br
Contato: (38) 3532-1200
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}